Entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio e seu negócio saudável
O marketing de produto vai muito além de lançar um
item e esperar resultados. É um processo que envolve analisar o mercado,
entender as dores do público e planejar a evolução de cada oferta ao longo do
tempo. Muitas empresas ainda confundem essa área com o marketing tradicional,
mas, como explica o especialista Rafael Ribas, o grande diferencial está em
“gerenciar o ciclo completo do produto, desde a concepção até a retirada de
linha, sempre alinhado à estratégia de negócio e às necessidades do cliente”.
Para desmistificar esse processo, Ribas acaba de
lançar o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de
produtos”, que reúne boas práticas e exemplos reais do mercado brasileiro.
Segundo o autor, a obra surgiu da vontade de compartilhar experiências que não
se encontram facilmente em manuais ou cursos isolados. “Como Rafael Ribas diz
em seu livro, entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar
fracassos e manter o portfólio saudável”, ressalta.
O uso de dados e o feedback constante do público
são pontos centrais dessa abordagem. Marcas como Netflix e Amazon se destacam
por coletar informações de seus clientes, adequando sugestões e ofertas em
tempo real. Ao mesmo tempo, empresas como Starbucks e LEGO criam canais de
participação ativa para entender e antecipar desejos. Para Ribas, é fundamental
compreender que “se você não entende de pessoas, não vai entender de negócio”,
pois as decisões relacionadas a inovação, preço, distribuição e até descarte do
produto devem levar em conta a experiência do cliente, independentemente do
segmento de atuação.
Outro diferencial do marketing de produto é a
necessidade de, às vezes, abrir mão de produtos que já não atendem às
expectativas do público. Conforme Ribas descreve, é comum as empresas se
apegarem a um produto por anos, ignorando mudanças no mercado. Nesse sentido, o
especialista destaca a importância de ter uma estratégia de descontinuação, ao
mesmo tempo em que se investe na criação de algo realmente inovador. “No livro,
abordo como definir o momento certo de retirar um produto e a maneira mais
eficiente de realizar essa transição sem perder a confiança do cliente”,
explica.
Para quem deseja se aprofundar, o livro “Marketing
de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, já está
disponível. A obra foi lançada no último dia 28 de janeiro, na Livraria da Vila
do Pátio Batel, em Curitiba. Durante o evento, Ribas ministrou uma palestra
gratuita sobre “A importância de olhar para o cliente ao criar um produto”, na
qual compartilhou exemplos práticos e discutiu como qualquer empreendedor,
independentemente do porte da empresa, poderia adotar um pensamento mais
estratégico e centrado no consumidor.
Segundo o autor, o livro é apenas o começo de uma
jornada contínua de aprendizado. “Como Rafael Ribas disse, quem domina o jogo
do marketing de produto está sempre atento à evolução tecnológica, às
preferências do público e às novidades do mercado, porque inovar deixa de ser
algo esporádico e passa a ser um hábito dentro das organizações.”
Rafael Ribas - Especialista em marketing de produto
Instagram: @rdpr.oficial
Rua Salvador, 187, Cajuru. Curitiba-PR.
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