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Em novembro, o Brasil registrou
1.020.304 tentativas de golpes evitadas, um aumento de 14,2% em relação ao
mesmo mês do ano anterior;
·
Mais da metade (56%) das ocorrências
foram detectadas por inconsistências nas informações cadastrais;
·
Bancos e Cartões foi o setor mais visado (52,7%), enquanto
o Varejo teve a menor incidência (2,1%).
Novembro marcou
o quinto mês consecutivo de 2024 em que o Brasil ultrapassou a marca de 1
milhão de diligências de golpes evitados, totalizando 1.020.304 casos —
frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um aumento de 14,2% em
relação ao mesmo período de 2023. Os dados são do Indicador de Tentativas de
Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.
“As fraudes
digitais representam um risco crescente para consumidores e empresas, e nosso
objetivo é fortalecer a segurança em cada etapa da jornada", destaca Caio
Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
"As tecnologias que utilizamos para identificar padrões fraudulentos e
prevenir golpes tem sido essencial para que as empresas possam identificar as
tentativas antes que causem prejuízos", completa. Veja no gráfico abaixo
os dados de tentativas de fraude dos últimos 12 meses:
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Fonte: Serasa Experian |
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Fonte: Serasa Experian |
Mais
da metade das tentativas de fraude é detectada por inconsistências nas
informações cadastrais
Na visão por
modalidade das tentativas, mais da metade (56%) das ocorrências, foi
identificada devido a inconsistências nas informações cadastrais, que incluem
discrepâncias entre os dados fornecidos pelos usuários e as informações
registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de
nascimento ou histórico financeiro. Rocha explica que “essas inconsistências,
muitas vezes, indicam tentativas de criar identidades falsas, manipular dados
existentes ou utilizar informações de terceiros de forma fraudulenta”.
Além disso,
padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação
biométrica corresponderam a 36,7% das ocorrências, enquanto a verificação de
dispositivos contribuiu com 7,3%, reforçando a necessidade de soluções
integradas para combater diferentes modalidades de fraude.
Bancos
e Cartões concentraram mais de 50% das tentativas de fraudes
Do total de
tentativas de fraude evitadas em novembro, o segmento de “Bancos e Cartões”
liderou como o preferido dos criminosos (52,7%), enquanto o de “Varejo”
apresentou a menor incidência (2,1%). Já em relação à faixa etária, os cidadãos
entre 36 e 50 anos foram os mais visados para os golpes, representando 33,3%
dos casos. Veja, no gráfico abaixo, a relação de segmentos e, na tabela em
seguida, a participação por faixa etária:
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Fonte: Serasa Experian |
Visão
estadual: queda na variação mensal em todas as Unidades Federativas (UFs)
Ainda em
novembro de 2024, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian
revelou que todas as Unidades Federativas (UF) registraram queda nas
diligências quando comparado com o mês anterior. A maior foi em Santa Catarina
(-4,1%). Ainda assim, a visão por volume indicou que os estados do Sul e
Sudeste continuaram na mira dos golpistas. Confira no gráfico abaixo os dados
estaduais e, na tabela em seguida, a variação mensal:
Distrito
Federal: taxa de ocorrências a cada milhão de habitantes acima da média
nacional
Apesar da queda
no volume total de fraudes em todas as Unidades Federativas (UFs), a taxa de
tentativas por milhão de habitantes ainda preocupa, superando 4,7 mil registros
por milhão. O Distrito Federal liderou o ranking com mais de 7 mil ocorrências
por milhão de habitantes, seguido por São Paulo, Mato Grosso e outros cinco
estados que também ultrapassaram a média nacional. Confira os dados estaduais
no gráfico a seguir:
“Combinar
soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário, e somá-las à
conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais
inibir a ação de golpistas e proteger as identidades digitais de pessoas e
operações das companhias”, destaca Rocha. Segundo o diretor, é necessário
seguir investindo em tecnologia e conscientização para combater fraudes.
Evite
fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
·
Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e
com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
·
Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com
preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos
usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se
valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e
dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de
mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas
não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem
que o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos,
como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou
do aplicativo;
·
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar
por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o
contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver
certeza de que se trata de um ambiente seguro;
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Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi
vítima de fraude.
Empresas:
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Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a
integridade e a segurança das operações da sua empresa.
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Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e
interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à
fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade
estratégica;
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Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de
prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante
das mudanças e ameaças das fraudes;
·
Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque
constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo
uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
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Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar
receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a
segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e
confiável para o cliente
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do
cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa
Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa
Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos
modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa
Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada
em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados
(item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de
tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de
documentos, biometria facial e verificação cadastral.
Experian
experianplc.com
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