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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Brasil registra uma tentativa de fraude a cada 2,5 segundos em novembro, revela Serasa Experian

  

·         Em novembro, o Brasil registrou 1.020.304 tentativas de golpes evitadas, um aumento de 14,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior;

·         Mais da metade (56%) das ocorrências foram detectadas por inconsistências nas informações cadastrais;

·         Bancos e Cartões foi o setor mais visado (52,7%), enquanto o Varejo teve a menor incidência (2,1%).

 

Novembro marcou o quinto mês consecutivo de 2024 em que o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de diligências de golpes evitados, totalizando 1.020.304 casos — frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

 

“As fraudes digitais representam um risco crescente para consumidores e empresas, e nosso objetivo é fortalecer a segurança em cada etapa da jornada", destaca Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. "As tecnologias que utilizamos para identificar padrões fraudulentos e prevenir golpes tem sido essencial para que as empresas possam identificar as tentativas antes que causem prejuízos", completa. Veja no gráfico abaixo os dados de tentativas de fraude dos últimos 12 meses:

 

Fonte: Serasa Experian

Fonte: Serasa Experian

 

Mais da metade das tentativas de fraude é detectada por inconsistências nas informações cadastrais

 

Na visão por modalidade das tentativas, mais da metade (56%) das ocorrências, foi identificada devido a inconsistências nas informações cadastrais, que incluem discrepâncias entre os dados fornecidos pelos usuários e as informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento ou histórico financeiro. Rocha explica que “essas inconsistências, muitas vezes, indicam tentativas de criar identidades falsas, manipular dados existentes ou utilizar informações de terceiros de forma fraudulenta”.


Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica corresponderam a 36,7% das ocorrências, enquanto a verificação de dispositivos contribuiu com 7,3%, reforçando a necessidade de soluções integradas para combater diferentes modalidades de fraude.

 

Bancos e Cartões concentraram mais de 50% das tentativas de fraudes


Do total de tentativas de fraude evitadas em novembro, o segmento de “Bancos e Cartões” liderou como o preferido dos criminosos (52,7%), enquanto o de “Varejo” apresentou a menor incidência (2,1%). Já em relação à faixa etária, os cidadãos entre 36 e 50 anos foram os mais visados para os golpes, representando 33,3% dos casos. Veja, no gráfico abaixo, a relação de segmentos e, na tabela em seguida, a participação por faixa etária:

 

Fonte: Serasa Experian


Visão estadual: queda na variação mensal em todas as Unidades Federativas (UFs)


Ainda em novembro de 2024, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou que todas as Unidades Federativas (UF) registraram queda nas diligências quando comparado com o mês anterior. A maior foi em Santa Catarina (-4,1%). Ainda assim, a visão por volume indicou que os estados do Sul e Sudeste continuaram na mira dos golpistas. Confira no gráfico abaixo os dados estaduais e, na tabela em seguida, a variação mensal:

 

Fonte: Serasa Experian

 

Distrito Federal: taxa de ocorrências a cada milhão de habitantes acima da média nacional

 

Apesar da queda no volume total de fraudes em todas as Unidades Federativas (UFs), a taxa de tentativas por milhão de habitantes ainda preocupa, superando 4,7 mil registros por milhão. O Distrito Federal liderou o ranking com mais de 7 mil ocorrências por milhão de habitantes, seguido por São Paulo, Mato Grosso e outros cinco estados que também ultrapassaram a média nacional. Confira os dados estaduais no gráfico a seguir:

 

Fonte: Serasa Experian


“Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário, e somá-las à conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais inibir a ação de golpistas e proteger as identidades digitais de pessoas e operações das companhias”, destaca Rocha. Segundo o diretor, é necessário seguir investindo em tecnologia e conscientização para combater fraudes.


 

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger


Consumidores:

·         Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·         Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

·         Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·         Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·         Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·         Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·         Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·         Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

 

Empresas:

·         Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.

·         Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

·         Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

·         Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

·         Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.



Experian
experianplc.com

 

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