No dia 14 de fevereiro, o mundo comemora o Valentine’s Day, ou Dia dos Namorados. Mas no Brasil, a data é diferente. Você sabe por quê? A bruxa, escritora e professora Tânia Gori explica que o Dia de São Valentim tem suas raízes na Roma Antiga. Segundo a tradição, o bispo Valentim foi martirizado por celebrar casamentos em segredo, desafiando uma ordem do imperador Cláudio II, que proibia os matrimônios para que os soldados se dedicassem exclusivamente à guerra.
A influência religiosa foi crucial para que São Valentim se tornasse o símbolo do amor romântico. A Igreja Católica canonizou Valentim, tornando-o padroeiro dos namorados. No século V, o Papa Gelásio I oficializou o dia 14 de fevereiro como uma celebração cristã em sua homenagem, substituindo festividades pagãs romanas como a Lupercália, um antigo festival de fertilidade dedicado a Fauno, o deus dos campos e rebanhos. Com o tempo, a data foi associada ao amor cortês na Idade Média, sendo popularizada na Europa e, posteriormente, nos Estados Unidos e outros países ocidentais.
No Brasil, porém, o Dia dos Namorados foi instituído em 12 de junho por um motivo bem diferente. Em 1948, o publicitário João Doria criou a comemoração como uma estratégia comercial para movimentar o comércio em um período de vendas fracas. A escolha da data também se deu por ser véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Santo Antônio de Pádua é amplamente venerado no Brasil, sendo tradicionalmente invocado por aqueles que desejam encontrar um grande amor ou fortalecer seus relacionamentos. Suas simpatias e rituais são muito populares, principalmente entre fiéis católicos e praticantes de espiritualidades místicas.
Atualmente, o Dia dos Namorados no Brasil é uma das datas
mais esperadas pelos casais, sendo comemorado com trocas de presentes, jantares
românticos e momentos especiais. Além das tradições comerciais, a data também é
vista como uma oportunidade para rituais de amor e fortalecimento de vínculos
espirituais. Para aqueles que buscam atrair um novo amor ou fortalecer a
relação, Tânia Gori ensina um ritual poderoso.
Ritual Místico para Abrir os caminhos do Amor
Ingredientes:
6 gotas de essência de chocolate
6 gotas de essência de baunilha
6 gotas de essência de patchuli, verbena ou ylang ylang
Flores de jasmim
Flores de dama da noite
1 copo de álcool de cereais
1 quartzo rosa pequeno
Modo de Preparo:
Colocar todos os ingredientes em um vidro âmbar e escuro,
acrescentar o álcool e o quartzo rosa, arrolhar e enterrar por 28 dias. Depois
desse prazo, acrescente gotas desse perfume ao seu perfume preferido.
Tânia Gori
Instagram: @taniagori / @casadebruxa
Site: https://taniagori.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário