O
início de um novo ano letivo é sempre marcado por grandes expectativas por
parte dos estudantes e a transição para uma nova turma ou escola pode provocar
sentimentos ambíguos, que merecem atenção. Ansiedade, entusiasmo e medo do que
está por vir são normais nessa fase, mas a família e a escola podem ajudar
crianças e adolescentes a passarem por esse momento de forma tranquila e
saudável.
Para
a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio
Marista Conceição, Scheila Regauer, “entender e legitimar as emoções dos
estudantes é muito importante e contribui para estreitar as relações e reforçar
a confiança, valor essencial para que eles se sintam pertencentes ao novo
espaço educativo”. Planejar o retorno às aulas com cuidado e focando na
vivência positiva também são estratégias recomendadas pela educadora.
Scheila Regauer listou 10 dicas para auxiliar pais e educadores nesse momento
de transição. Confira abaixo.
Família
-
Conheça o ambiente: antes do início das aulas, promova visitas à nova escola.
Isso ajuda o estudante a se familiarizar com o espaço e favorece o senso de
pertencimento;
- Diálogo e acolhida: é imprescindível que os pais conversem com seus filhos
sobre a nova escola ou a nova turma, destacando que estarão presentes nesse
processo. O primeiro passo para uma adaptação satisfatória é promovido pelos
adultos envolvidos na relação;
- Respeite os sentimentos (choro, apego, insegurança, curiosidades) do
estudante: reconheça que é normal sentir medo ou ansiedade em relação à nova
escola ou turma e fique atento às preocupações e sentimentos do seu filho;
- Participe das reuniões: esteja presente nas reuniões de pais e outras
atividades para manter-se informado e conectado à comunidade escolar. Além
disso, compartilhe com os educadores as qualidades e interesses do seu filho,
para que esses profissionais possam apoiá-lo no processo de aprendizagem;
- Demonstre interesse: procure saber o que seu filho está achando dos
professores, dos colegas, quais suas dificuldades. Não deixe suas angústias se
acumularem.
Proporcionar momentos de integração entre os estudantes fortalece o senso de pertencimento ao novo espaço Foto: Wilk Fotografia/Divulgação Colégio Marista Conceição |
Escola
-
Espaço para expressão de sentimentos: é importante criar um ambiente onde as
famílias e estudantes expressem as suas preocupações e sentimentos em relação à
mudança. O acolhimento é essencial nesse processo;
- Atividades de integração: as primeiras semanas devem incluir dinâmicas e
atividades que incentivem a interação entre os alunos;
- Apadrinhamento entre os estudantes: designar “padrinhos e/ou madrinhas” da
turma para acompanhar os novos estudantes pode ser uma excelente estratégia
para que se sintam mais acolhidos e seguros;
- Momento exclusivo para os novos alunos no ambiente escolar: proporcionar um
momento único de acolhimento aos que estão chegando, apresentando a rotina estrutural,
regras e procedimentos, permitindo que se adaptem mais facilmente ao novo
ambiente;
- Entrevista individual com as famílias: nas primeiras semanas de aula, é
necessário conversar individualmente com cada família, no intuito de conhecer
as vivências, experiências, características e expectativas do estudante.
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