Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

A jornada da maternidade: Esperança e resiliência na reprodução assistida

Pixabay  
 Dr. Alfonso Massaguer relata os desafios dos casais e como eles devem enfrentar os obstáculos para realizar o sonho de ter um filho 

 

A espera pela maternidade é uma jornada profundamente pessoal e única para cada casal, marcada por desafios que exigem parceria e comprometimento. Para os casais que enfrentam a infertilidade, esses desafios são ainda maiores, exigindo fé e resiliência.   

Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 10% a 15% dos casais que enfrentam dificuldades em conceber necessitam de tratamentos de reprodução assistida. São considerados inférteis, os casais que não conseguem engravidar naturalmente por um período de, no mínimo, 1 ano de tentativas. E as causas para a infertilidade são igualmente divididas entre homens e mulheres.   

Para o Dr. Alfonso Massaguer, diretor da Clínica Mãe e especialista em Reprodução Humana, a jornada da maternidade é única para cada casal. "Os desafios, nesse momento especial da vida em família, são enormes e exigem parceria e comprometimento para serem superados. Cada casal tem a sua própria história e seus próprios desafios", destaca Dr. Alfonso Massaguer. O especialista aponta ainda que "a confiança no médico e a resiliência dos casais são fundamentais ao longo da jornada pela maternidade".   

Recentemente, Dr. Alfonso e a Dra. Paula Fettback, ginecologista especialista em Reprodução Humana, publicaram o livro "A Espera". A obra visa explicar e confortar a jornada da fertilidade, servindo como um guia acessível sobre saúde reprodutiva e planejamento familiar. "Ele é perfeito para todas as pessoas que, de alguma forma, buscam, planejam, sonham ou 'esperam' um dia viver a maternidade e a paternidade", resume Dra. Paula.   

O livro é um recurso valioso que traz informações essenciais sobre fertilidade, além de histórias reais de pacientes, buscando normalizar o aprendizado sobre infertilidade e planejamento familiar. "Queremos trazer uma visão clara e empática do dia a dia em uma clínica de reprodução humana", complementa Dr. Alfonso.   

Os autores têm como objetivo desmistificar o tema da infertilidade, que ainda é considerado tabu. "A ideia é esclarecer informações equivocadas e oferecer esperança àqueles que enfrentam desafios com a fertilidade. E, acima de tudo, contar para as pessoas que elas não estão sozinhas em sua jornada", finaliza Dr. Alfonso. 

  

Dr. Alfonso Massaguer - CRM 97.335 - É Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e atua em Reprodução Humana há 20 anos. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU por 6 anos. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida, autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros na Espanha e Canadá. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados