A música é uma forma lúdica de aprender e trabalha áreas como a coordenação, memória, linguagem, cognição e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, diz especialista
A música, além de ser uma forma de
expressão e diversão, é uma ferramenta para o desenvolvimento integral das
crianças. Por meio dos sons, os pequenos aprendem de forma divertida e
constroem habilidades essenciais para a vida. Algumas áreas do cérebro que são
ativadas com a musicalização na infância têm muito a ver com o processo
educativo. Raciocínio e memória bem desenvolvidos são ferramentas importantes
na escola e a música é capaz de desenvolver a percepção espacial e ativar a
memória.
Pesquisas mostram que a educação
musical também incentiva o desempenho em tarefas de atenção e resolução de
problemas. Segundo um estudo publicado pela National Association for Music
Education, os pequenos que participam de aulas de música regularmente
apresentam um aumento significativo na capacidade de raciocínio espacial, uma
habilidade essencial para a matemática e outras disciplinas acadêmicas.
A psicóloga e diretora da School of
Rock Curitiba, Thereza Possobom, explica que a música trabalha diversas áreas
do desenvolvimento infantil, como a coordenação motora, a percepção sonora, a
linguagem e a cognição. “O papel da música para a educação infantil é muito
maior do que só entreter a criança. Trabalha a coordenação motora, estimula
habilidades essenciais para a educação sócio-emocional, a percepção sonora e
também a alfabetização”, afirma a psicóloga, completando que a música também
estimula a criatividade, a concentração, a disciplina e a imaginação. “É uma
forma lúdica e divertida de aprender”, destaca Thereza.
Linguagem
As canções ajudam a ampliar o
vocabulário e a desenvolver a fala. A música, presente em todas as culturas e
sociedades, é mais do que apenas uma forma de entretenimento. Ela possui um
papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, influenciando
positivamente diversas áreas do seu desenvolvimento. Através dos sons, ritmos e
melodias, os pequenos exploram o mundo, aprendem e se divertem.
Coordenação motora
A música incentiva o movimento e a
coordenação motora das crianças. Ao dançar, tocar instrumentos e acompanhar
ritmos, os pequenos desenvolvem habilidades motoras finas e grossas, como a
coordenação olho-mão, o equilíbrio e a força muscular. A musicalização também
contribui para a percepção espacial e temporal, fundamental para diversas
atividades do dia a dia.
Cognição
O raciocínio lógico, a memória e a
concentração exigidos ao cantar estimulam o desenvolvimento. Ao aprenderem
canções, rimas e melodias, os pequenos desenvolvem a memória, a atenção e a
capacidade de concentração. A música também auxilia no desenvolvimento da
linguagem, uma vez que as crianças entram em contato com novos sons, palavras e
estruturas gramaticais.
Interação
O canto promove a interação entre as
crianças e as ajuda a expressar e a compreender suas emoções. A
música promove a socialização e o desenvolvimento de habilidades
socioemocionais. Ao participar de atividades musicais em grupo, as crianças
aprendem a colaborar, respeitar os outros e a lidar com as diferenças. A música
também ajuda a desenvolver a empatia, a autoestima e a capacidade de trabalhar
em equipe.
Disciplina
Conforme a especialista, atividades
lúdicas como a construção ou a apresentação de instrumentos musicais e a
própria compreensão de canções educativas fazem com que as crianças, a partir
dos três anos, já potencializem o desenvolvimento de habilidades. Aos poucos é
possível introduzir o aprendizado de ritmo, estrutura musical e melodia de uma
maneira divertida. “São atividades prazerosas que estimulam a criatividade, a
musicalidade e a própria disciplina das crianças”, explica Thereza.
School Of Rock Curitiba
Rua Sete de Setembro, 5978, Batel - Curitiba/PR
whatsapp (41) 99966-5504
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