No mês em que é
celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, a neuropedagoga Mara Duarte ressalta
a importância dessa fase no desenvolvimento infantil
No mês em que é comemorado o Dia Mundial da
Alfabetização (08/09), uma data criada pela ONU/Unesco para ressaltar a
importância social da alfabetização e também chamar a atenção para a
importância da qualidade de ensino nos primeiros anos de educação infantil,
assim como o combate ao analfabetismo entre os adultos.
De acordo com dados do 1º Relatório de Resultados
do Indicador Crianças Alfabetizada divulgado neste ano pelo governo, 56% dos
estudantes de escolas públicas brasileiras alcançaram o patamar de
alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o segundo ano do ensino fundamental. A
meta é chegar a 100% de crianças alfabetizadas na idade certa.
Segundo Mara
Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, além de diretora da Rhema
Neuroeducação, que atua com o objetivo de oferecer conhecimento para
profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do
neurodesenvolvimento e da neuroeducação infantil, tanto nas áreas cognitivas e
comportamentais, quanto nas afetivas e sociais, a alfabetização é algo de
extrema importância para qualquer criança. “Ao conseguir ler e escrever, são
abertas uma série de possibilidades que antes não seriam possíveis”,
avalia.
De acordo com a neuropedagoga, a alfabetização
também é uma etapa crucial no desenvolvimento, pois é nesse momento que os
pequenos começam a explorar o mundo das letras e dos sons. “Nem sempre o
processo é fácil ou interessante, mas pode se tornar muito mais agradável com
as estratégias certas”, explica.
Para Mara Duarte, os educadores podem utilizar
atividades lúdicas para transformar o aprendizado da leitura e da escrita em
uma atividade divertida e envolvente. Confira 10 sugestões da especialista para
trabalhar o processo de alfabetização em sala de aula:
- Caça
ao Tesouro das Letras: Esconda letras do alfabeto pela sala ou pelo
ambiente externo e incentive as crianças a encontrá-las. Conforme
encontram cada letra, peça para identificarem o nome e o som
correspondente.
- Bingo
de Palavras: Crie cartelas de bingo com palavras simples e imagens
correspondentes. À medida que as palavras são chamadas, as crianças podem
marcar nas cartelas, incentivando o reconhecimento visual das palavras.
- Jogos
de Memória com letras e palavras: Faça jogos de memória com cartas que
tenham letras ou palavras escritas. “Essa atividade ajuda no
reconhecimento visual das letras e no desenvolvimento da memória”, explica
Mara.
- Histórias
com Fantoches: Use fantoches para contar histórias simples que enfatizem
as letras e os sons. As crianças podem interagir com os personagens e
repetir palavras-chave durante a história.
- Quebra-cabeças
de Palavras: Crie quebra-cabeças com palavras simples e imagens
correspondentes. “À medida que as crianças montam o quebra-cabeça, podem
repetir a palavra em voz alta, reforçando a associação entre a escrita e o
som”, orienta a neuropedagoga.
- Brincadeiras
com Slides de Letras: Use slides de letras para criar brincadeiras
interativas, como identificar as letras do próprio nome ou formar palavras
simples.
- Jogo
da Velha com Letras e Palavras: Adapte o tradicional jogo da velha
substituindo os símbolos por letras ou palavras. Essa atividade ajuda no
reconhecimento das letras e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Pintura
de Letras e Palavras: Incentive as crianças a praticarem a escrita e a
ortografia através da pintura. Elas podem pintar letras e palavras em
folhas de papel ou até mesmo em calçadas usando giz.
- Escrita
de Histórias em Grupo: Divida as crianças em grupos e peça para criarem
histórias juntas. Cada grupo pode escrever uma parte da história,
incentivando a prática da escrita colaborativa.
- Jogo da Caixa de Sons: Coloque objetos que comecem com diferentes letras em uma caixa. As crianças devem escolher um objeto aleatório e identificar o som inicial da palavra.
Mara Duarte da Costa - neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/maraduartedacosta.
Rhema Neuroeducação
https://rhemaneuroeducacao.com.br/
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