Para
vice-presidente do SERAC, a adoção de uma remuneração financeira estratégica é
fundamental para estimular colaboradores
Quando se trata de remuneração, cada empresa tem
uma forma de agir, entretanto, aquelas que desejam impulsionar o negócio e
reconhecer bons resultados de colaboradores deveriam adotar um sistema de
meritocracia, que permite uma remuneração variável. Essa é a orientação de Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência
nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia.
Segundo Carla, a remuneração é uma ferramenta
importante para a manutenção de colaboradores em qualquer empresa, mas ela pode
ser trabalhada para potencializar alguns objetivos, como reconhecer o trabalho
dos colaboradores e diminuir o turnover, contribuindo para a retenção
da equipe. “A empresa pode adotar um sistema de meritocracia mensal e anual,
envolvendo reconhecimento em dinheiro e elogios, basta estabelecer alguns
critérios e premiar quem conseguiu os melhores resultados”, sugere.
No SERAC, de acordo com a executiva, o prêmio
mensal é realizado em dinheiro vivo, que é dado diretamente para o colaborador.
“Acreditamos que dar dinheiro em mãos é como dar um presente. É diferente de um
vale compras ou de receber diretamente na conta, quando o dinheiro acaba
rápido. E, além do dinheiro, elogiamos a atuação da pessoa em público, assim
reconhecemos de ambos os jeitos”, conta Carla Martins.
A remuneração anual, segundo a vice-presidente do
SERAC, deve ter um prêmio maior do que o mensal, e pode envolver a empresa toda
e não ser dividida por áreas ou departamentos. “Tudo depende do tamanho da
empresa e das entregas exigidas. No nosso caso, optamos por estabelecer
critérios relacionados à cultura na premiação anual por meritocracia.
Observamos, por exemplo, como as pessoas absorvem a nossa cultura, como tratam
os outros colaboradores e como são vistas por eles”, explica ela.
Para Carla Martins, a meritocracia é uma ferramenta
interessante, pois ajuda a organização a crescer de forma consistente em
relação à cultura e retenção de colaboradores. “O time todo vai ficando mais
engajado e, no mês seguinte ou no ano seguinte, boa parte do time começa a
batalhar para estar entre os primeiros lugares. Isso ajuda a empresa a melhorar
em termos de cultura e gera um benefício não apenas para os funcionários
vencedores, mas para o negócio em si. Tem gente, inclusive, que ganha várias
vezes porque entende as regras do jogo e as pratica de forma constante”,
avalia.
No SERAC, a prática de meritocracia e remuneração variável começou em família e foi potencializada e levada para os colaboradores. “Nossos gerentes, por exemplo, recebem remuneração 100% variável. Os analistas recebem uma parte fixa e outra variável, que tem a ver com entregas, comportamento etc.”, explica Carla Martins.
Carla Martins - vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino. Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins
SERAC
Instagram: @sou_serac
souserac.com
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