Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de julho de 2024

Cresce a preocupação dos brasileiros com a saúde emocional

Levantamento do GetNinjas revelou um aumento de quase 30% na demanda por serviços de psicanálise



Um levantamento recente do aplicativo GetNinjas revelou um crescimento expressivo na demanda por serviços de psicanálise, com um aumento de quase 30%. Dados mostram que os brasileiros estão cada vez mais atentos à saúde emocional. No segundo trimestre de 2024, houve um crescimento de 23,8% na procura por psicólogos e de 29,9% na busca por psicanalistas, comparado ao mesmo período do ano anterior.


A psicóloga Marina Bueno Antunes, que atende pela plataforma GetNinjas, destaca que os profissionais de saúde mental podem oferecer diagnóstico preciso, desenvolver planos de tratamento personalizados e fornecer orientação e suporte emocional durante todo o processo de recuperação. “O psicoterapeuta oferece uma abordagem individualizada, adaptando estratégias terapêuticas às necessidades específicas do paciente, proporcionando uma compreensão mais profunda da condição e ajudando os pacientes a desenvolverem habilidades de enfrentamento”, explica.


 

Brasil está entre os piores países em bem-estar mental no pós-pandemia


A pandemia de Covid-19 teve um impacto severo na saúde mental global, com o Brasil destacando-se negativamente. Dados indicam que 34% dos brasileiros se sentem angustiados, colocando o país entre os piores em bem-estar mental.

A constatação está no Relatório Anual do Estado Mental do Mundo (Global Mind Project), segundo a publicação, o Brasil, junto com a África do Sul e o Reino Unido, apresenta uma alta proporção de pessoas que se sentem angustiadas, aflitas ou lutando, com índices variando de 34% a 35%, sendo os últimos do ranking. Em contraste, países como Sri Lanka, Itália, Geórgia e Nigéria registram as menores porcentagens, variando de 14% a 17%.


Segundo o relatório, “O bem-estar mental permaneceu em seu nível mais baixo pós-pandemia, sem mais um sinal de movimento em direção aos níveis pré-pandêmicos”.


O projeto Global Mind foca no bem-estar mental conforme definido pela OMS, que considera a capacidade de lidar com estresse e adversidades e contribuir para a sociedade como componentes essenciais. Em vez de medir felicidade ou satisfação com a vida, o projeto oferece uma visão mais ampla, abordando capacidades emocionais, sociais e cognitivas de forma economicamente relevante.

O relatório, baseado em respostas de 419.175 pessoas de 71 países, destaca a necessidade urgente de políticas de saúde mental mais eficazes e acessíveis para enfrentar essa crise crescente e promover o bem-estar emocional global. “Os insights deste relatório pintam um quadro preocupante de nossas perspectivas pós-pandemia e precisamos urgentemente entender melhor os impulsionadores do nosso bem-estar mental coletivo para que possamos alinhar nossas ambições e objetivos com a prosperidade genuína dos seres humanos”, diz o texto.


 

A importância de cuidar da saúde emocional e mental


Cuidar da saúde emocional e mental é necessário para garantir o bem-estar geral e qualidade de vida. A saúde mental influencia diretamente como pensamos, sentimos e agimos, afetando nossa capacidade de lidar com o estresse, tomar decisões e nos relacionar com os outros. Investir em saúde emocional previne doenças mentais, melhora a produtividade e promove um ambiente social mais harmonioso e equilibrado. Além disso, buscar ajuda profissional quando necessário pode fornecer ferramentas e estratégias para enfrentar desafios emocionais, contribuindo para uma vida mais saudável e satisfatória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados