Não é de hoje que colaboradores relatam
que uma boa comunicação com seu líder ou gestor direto melhora
significativamente o ambiente de trabalho. Para que isso aconteça, além de um
bom clima organizacional, é importante que as pessoas em cargo de liderança
sejam capazes de se aprimorar cada vez mais, para que a equipe como um todo
melhore junto.
Em 2023, a consultoria Robert Half
realizou a 23ª edição do Índice de Confiança, com o intuito de medir o índice
de satisfação dos colaboradores dentro da empresa em que trabalham. Dos 1.161
profissionais ouvidos, 79% afirmaram se sentir bem e felizes com suas
atribuições; ainda, 94% dos entrevistados apontaram que seus líderes
influenciam diretamente na satisfação dentro da companhia.
Neste contexto, talvez a pergunta mais
importante a ser feita é: como um líder pode se aprimorar? Afinal, uma
liderança eficaz e a autoestima são fundamentais para o sucesso tanto pessoal
quanto organizacional.
Os sete pilares da liderança
Liderar uma equipe vai muito além de
coordenar colaboradores e tarefas. Um líder bem-sucedido inspira, capacita e,
acima de tudo, acredita no potencial das pessoas, incentivando-as a se tornarem
melhores - especialmente na ausência do gestor. Com um ambiente no qual o
crescimento pessoal e profissional é constantemente incentivado, pode-se
cultivar excelência e sensação de realização duradouras.
Abaixo, listo as principais atitudes
que um bom líder deve ter para que continue inspirando e instigando sua equipe.
- Inspire e capacite: Um líder verdadeiro
inspira e tem um coração aberto para aprender. Capacite sua equipe, seja
empático e mantenha seu ego direcionado para o crescimento coletivo.
- Conecte-se com sua equipe: Desenvolva um ambiente
onde as pessoas se sintam valorizadas e conectadas. Um time que está junto
com o líder, lutando pelos objetivos estabelecidos, é essencial para o
sucesso organizacional.
- Autoconhecimento: Conheça seus limites, pontos
fortes e fracos. Seja transparente sobre quem você é para que sua equipe possa
compreender seu estilo de liderança e se conectar melhor com você.
- Autoestima e reconhecimento: A autoestima de um
líder é fundamental para ganhar o respeito da equipe. Reconheça não apenas
o valor das pessoas, mas também suas contribuições de acordo com suas
preferências individuais.
- Metas realistas e baseadas
em dados: Estabeleça
metas embasadas em dados reais e históricos. Conecte-se com sua equipe
para definir metas alcançáveis e envolva-os no processo de definição.
- Lidando com desafios de
forma realista: Desenvolva metas desafiadoras, mas divisíveis em partes
realizáveis. Isso ajuda a equipe a visualizar o sucesso e a manter a
motivação.
- Desenvolva suas habilidades
de liderança: Seja um professor para sua equipe, permita que eles errem e aprendam
com os erros. Isso não apenas desenvolve suas habilidades, mas também
aumenta sua autoestima ao ver os resultados gerados por seu ensino.
O desenvolvimento pessoal e
profissional da equipe é de suma importância para o sucesso a curto, médio e
longo prazo. Lembre-se de que esse crescimento individual impacta não apenas o
ambiente de trabalho, mas também a vida pessoal dos colaboradores, criando uma
cadeia de valor positiva.
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