A IA torna
possível a otimização de estratégias de fidelização e atendimento personalizado
Gradualmente, a inteligência artificial (IA)
deixa de ser ficção científica para se tornar uma realidade cotidiana nas
empresas. Com a sua popularização, aplicações são adotadas pelas companhias e
consumidores em suas mais diversas vertentes. A adoção do método para
fidelização de clientes é a principal delas.
Uma das maiores vantagens da IA é a sua ampla aplicabilidade. A tecnologia
oferece uma variedade de abordagens personalizadas para atender a diferentes
necessidades e demandas. Isso viabiliza a otimização de estratégias voltadas
para a fidelização e o atendimento personalizado.
É importante ressaltar que aumentar as vendas nem sempre tem relação direta com
a aquisição de novos clientes. Uma empresa pode obter um faturamento recorrente
por meio dos clientes já fidelizados. Um caminho eficaz para atingir esse
objetivo é a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial.
É possível atribuir uma experiência diferenciada e customizada para o cliente
trabalhando de maneira muito mais eficiente os dados e informações internos e
externos, tornando real compreender o mercado e o comportamento do público de
forma coletiva e individual, estreitando assim o vínculo cliente-empresa desde
o primeiro contato até o pós-venda.
Por que utilizar a IA nas estratégias de fidelização?
A resposta está na maior eficiência dessa tecnologia, pois é a única capaz de
trabalhar com um grande volume de dados, seja automatizando uma série de
tarefas, facilitando a operação dos processos internos ou até mesmo auxiliando
na tomada de decisões e implementação de estratégias com maior índice de
aceitabilidade e adaptabilidade às tendências de mercado.
Quando utilizamos soluções de IA para fidelizar clientes ampliamos cada vez
mais o público atendido. Isso faz com que a empresa tenha uma previsibilidade
maior de faturamento.
A inteligência artificial tem sido muito empregada no atendimento ao público,
onde os consumidores encontram disponibilidade 24 horas por dia. O que aumenta
a eficiência do suporte e reduz o tempo de espera.
A IA também ajuda a identificar oportunidades. Isso acontece pela análise de
dados, que identifica padrões de comportamento e prevê comportamentos futuros,
tornando possível antecipar ações para atender com prontidão as necessidades
dos consumidores.
Quais são as melhores dicas para utilizar IA na fidelização de
clientes?
Listei as três principais ideias que as empresas têm colocado em prática:
Coleta de dados
Um sistema baseado em IA é capaz de analisar dados valiosos e fazer a coleta, o
armazenamento e tratamento deles, proporcionando um material rico e útil para
trabalhar as melhores estratégias para a empresa.
Chatbot
É importante ressaltar que o chatbot é diferente do chat de atendimento. No
segundo caso, temos um espaço em que o cliente navega por informações até
encontrar o que busca, ou pode conversar com um atendente humano.
No chatbot, o atendimento se dá por meio da IA, que interage com o cliente de
forma humanizada, compreendendo textos e mensagens de voz, identificando as
necessidades do cliente, além de buscar a resposta mais adequada e trazer o
melhor retorno e/ou solução para o consumidor, utilizando de uma linguagem
natural.
Recomendação de soluções
Como citado anteriormente, um dos maiores benefícios do uso da inteligência
artificial é a análise de big data. Se a empresa possui registro do histórico
dos clientes, a ferramenta tornará possível a recomendação de soluções que se
adequam as preferências de cada cliente.
Semelhante à abordagem adotada em serviços de streaming, essa tecnologia
aprimora a experiência do cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade ao se
sentir compreendido e valorizado. A IA permite um atendimento personalizado e
de maior valor agregado, contribuindo para que o cliente se sinta valorizado e
retorne ao utilizar os serviços oferecidos pela empresa.
Acredito que recursos de processamento de linguagem natural (PLN) seja a
principal inteligência artificial para fidelizar clientes, pois permite uma
forma mais natural ao consumidor, compreendendo suas necessidades e entregando
soluções apropriadas.
Outra estratégia interessante é a implementação de recursos machine learning,
que permitem que o sistema se aprimore de maneira contínua, na intenção de
realizar análises e previsões cada vez mais precisas e amplas.
Vale contar com o suporte de empresas que oferecem soluções de IA e a
digitalização de seu negócio. Dessa forma, ficará ainda mais fácil identificar
demandas e personalizar ferramentas de acordo com as necessidades da empresa e
as características do público que será atendido.
O mais importante é saber que é possível fidelizar clientes com IA e que essa
tecnologia não está fora de alcance. A ferramenta já é realidade em muitos
negócios, que estão colhendo os benefícios ao adotar uma cultura de inovação,
capaz de diferenciá-los em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e
hiperconectado.
Everaldo Biselli - diretor de vendas da Scala, empresa do Grupo Stefanini com foco na implantação de abordagens tecnológicas que exigem alto grau de especialização em negócios, como Analytics, Inteligência Artificial, Hiperautomação, Integração e Cloud.
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