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terça-feira, 16 de abril de 2024

No Dia Mundial do Livro, o Brasil ainda tem um grande desafio

Divulgação
Especialista dá dicas para incentivar a leitura com as crianças


No próximo dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para incentivar a leitura e homenagear autores. Porém, infelizmente, no Brasil não há muito o que se celebrar. Uma pesquisa inédita do Panorama do Consumo de Livros1 apontou que cerca de 84% da população brasileira não comprou livros no último ano. 

Outra apuração feita pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede)2, baseada em dados do Pisa de 2018, apontou que apenas 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos leu algum material com mais de 100 páginas. 

“O bom hábito de leitura é diretamente associado ao bom desempenho em todas as disciplinas. Alunos que leem mais conseguem alcançar níveis mais altos de aprendizagem”, conta Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon. 

A especialista destaca as vantagens de incentivar a leitura em casa, desde cedo, com as crianças: “sendo associado a um momento de diversão, a leitura pode fortalecer os laços afetivos com a família, além de desenvolver a empatia, a criatividade, a imaginação e aumentar a capacidade de memória e concentração da criança”, explica. 

A seguir, Mariana lista 5 dicas fundamentais para ajudar a estimular as crianças à leitura: 

1.      Contato desde cedo: não é preciso esperar a idade de alfabetização para colocar os livros na rotina da criança. Apresente os livros de forma lúdica e leia para os pequenos.

2.      Se adeque à idade: é importante escolher livros que estejam de acordo com o nível de compreensão de cada faixa etária e aos interesses da criança. Conforme o nível for aumentando, apresente novos gêneros literários para incentivar a criatividade.

3.      Crie o cantinho da leitura: Disponha os livros em casa de forma que seja acessível para a criança, em prateleiras mais baixas, e mais atrativas, com decorações coloridas e alegres.

4.      Seja o exemplo: crianças aprendem muito observando seus cuidadores, então, se torne um leitor mais ativo para passar a mensagem de que a leitura é algo gratificante.

5.      Torne a leitura prazerosa: estimule a imaginação da criança por meio de perguntas sobre a história e respeite o ritmo dela. A leitura deve ser um momento dinâmico para que a criança se sinta envolvida e motivada a explorar novas aventuras e conhecimentos a cada página virada. 

“Estas práticas podem ser feitas tanto pelos pais em casa, quanto pelos professores na escola, sendo um trabalho em conjunto, para garantir uma melhor formação do intelecto e incentivar o gosto pela leitura ainda na infância para que isso não se perca nos anos seguintes”, finaliza Mariana. 

O incentivo à leitura é primordial no método Kumon, sendo feito desde o começo da alfabetização. Com o contato com diversos tipos de textos e contextos, a criança aumenta o seu vocabulário e amplia sua criatividade, tornando o ensino uma atividade prazerosa. 

A rotina com o método Kumon incentiva a leitura tanto por meio do material didático, como de livros selecionados que fazem parte da Bibliografia Recomendada Kumon, disponível em todas as unidades. Também há o momento de leitura durante as aulas do Kumon de Português que  favorece o gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades. 

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de síntese, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório.

 


kumon.com.br



184% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano, aponta pesquisa

266% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de dez páginas, diz estudo


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