Para Renato
Torres, as empresas que fazem uso dessa tecnologia estão otimizando tempo e
ganhando escala
Atualmente, são muitas as empresas que aproveitam
as possibilidades oferecidas pela tecnologia para otimizar o tempo da equipe e
agilizar o atendimento. A implantação de chatbots ou respostas
automatizadas passou a ser cada vez mais frequente. Quem nunca se deparou com
as respostas de um “robô” ao fazer perguntas para o banco, o plano de saúde ou
outros estabelecimentos? Mas será que tornar as respostas automáticas
realmente tem vantagens?
Para Renato Torres, especialista em Marketing, a
automação de respostas traz diversos benefícios. O primeiro deles é o aumento
de eficiência. “Com a automação é possível realizar tarefas repetitivas de
forma mais rápida. Ou seja, a empresa economiza tempo e recursos e ganha
escala. Depois, podemos falar em redução de erros, já que automatizar as
respostas garante um padrão nas informações oferecidas e reforça a consistência
da marca ”, avalia.
Outro ponto importante, segundo o especialista, é
que quando a empresa automatiza as respostas, ela passa a oferecer um
atendimento 24 horas sem depender de funcionários humanos para isso. “Um
chatbot pode estar disponível de forma integral, ajudando os usuários a tirarem
dúvidas gerais e prestando informações de forma rápida, no momento em que eles
precisam”, aponta.
Para Torres, também é importante considerar a
economia de custos gerada pela menor necessidade de contratações para realizar
os atendimentos. “Obviamente, nem todas as situações podem ser resolvidas com
automação, por isso um chatbot não deve substituir completamente o atendimento humano,
mas pode ajudar muito, especialmente quando já existe um padrão de perguntas
que costumam ser feitas o tempo todo”, afirma.
O especialista explica que, quando a empresa
investe em automação, pode deixar que os funcionários passem a se concentrar em
tarefas mais criativas e não repetitivas. “Enquanto os sistemas cuidam das
respostas instantâneas, a equipe pode pensar em como melhorar a experiência do
cliente. A empresa deixa de perder tempo com tarefas que podem ser feitas de
forma automática”, analisa.
Outro ponto importante, segundo Torres, é que, ao optar pela automação de respostas, as empresas também conseguem coletar dados importantes sobre os clientes e integrar os sistemas a outras ferramentas de análise. “Tudo isso colabora para entender melhor o consumidor e melhorar cada vez mais a sua experiência”, finaliza.
Renato Torres - empresário especializado em tecnologia e marketing, com ampla experiência no setor. Ao longo de sua carreira, ele tem ajudado empresas a implementarem estratégias eficazes de marketing digital e alcançarem resultados notáveis. Sua paixão pela tecnologia e seu conhecimento estratégico o tornam um consultor altamente respeitado no mercado.
https://www.instagram.com/orenatotorres/
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