A Futuro Consultoria, plataforma voltada para educação e planejamento financeiro e que trabalha com apoio do parceiro planejador, acaba de realizar um grande levantamento para identificar o perfil médio de quem está atento com o planejamento financeiro. Foram quase 1.643 clientes ativos pesquisados
Segundo o estudo, somente 33% dessa base faziam algum tipo de controle financeiro. O perfil desse universo é de 50% que se declaram homens e 50% mulheres, possui 33 anos, tem um valor médio poupado mensal de R$ 1.747,00 e, de alguma forma, possui uma dívida R$ 2.500,00, geralmente originária de empréstimo.
“Há dois olhares nessa nossa pesquisa. A primeira é que esse perfil, de certa forma, é saudável e de fácil gestão. O problema maior está nos outros 67% que não olharam para sua vida financeira, seja qual for o motivo”, afirma Alex Terek, sócio fundador da consultoria.
Ainda entre os o perfil dos 1.643 clientes ativos, são quatro os principais objetivos do Planejamento Financeiro: Organização Financeira (18.3%), Aposentadoria (15,5%), Investimento (14,6%) e Segurança Financeira da Família (13,1%).
Com metodologia validada, plataforma própria e ferramentas exclusivas, a Futuro, que começou do zero em janeiro de 2021, já conta com 130 planejadores parceiros em todo país e 1.800 clientes com uma renda média de R$ 5 mil. A expectativa em 2023 é atender 2.000 clientes e atingir, neste ano, um faturamento de R$ 10 milhões.
“Nosso modelo tem oito passos para que o cliente atinja os seus objetivos financeiros, no mais amplo sentido. Pode ser algo no curto prazo, como se organizar financeiramente, ou até mais ambicioso, como a independência financeira”, afirma Alex Terek, sócio fundador da consultoria. Ele e outros três sócios da Futuro possuem longa experiência no mercado de planejamento financeiro, onde se conheceram.
A estratégia de crescimento da Futuro este ano, conforme Terek, está baseada em quatro pilares: fortalecimento da marca em mercados relevantes para o negócio; expansão no número de planejadores financeiros parceiros, chegando a 300; abertura de cinco franquias; e lançamento de novos produtos, como a escola de negócio, curso para novos planejadores financeiros e de educação financeira. “Na nossa proposta de negócio, os parceiros prospectam o cliente, que paga à Futuro um percentual de 2,2% a 3,2% de sua renda anual para ter o planejamento”, explica Thomas Franco, sócio fundador.
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