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segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Dia do Cliente: Especialista lista as 3 principais lições para os consumistas de plantão

15 de setembro é dia do cliente, mas por mais que os preços sejam apelativos, avaliar o custo-benefício das aquisições é imprescindível 

 

À medida que o Dia do Cliente se aproxima, é o momento perfeito para não apenas celebrar os consumidores, mas também para refletir sobre como fazemos nossas escolhas de compra. Muitas vezes, somos atraídos por ofertas tentadoras e promoções, mas a verdadeira arte de ser um consumidor inteligente vai além disso. 

 

Apesar da melhora no panorama dos devedores, conforme relatado pela Serasa em junho, com a primeira redução da inadimplência no ano, resultando na remoção de 450 mil pessoas da lista de inadimplentes, é fundamental manter a prudência financeira.

 

Além disso, o governo federal expressou entusiasmo ao celebrar os resultados iniciais do Programa Desenrola Brasil, que foi lançado em 17 de julho deste ano. Nos primeiros cinco dias de sua implementação, o programa possibilitou que 2 milhões de cidadãos brasileiros tivessem seus nomes limpos, mesmo com dívidas de até R$ 100, e facilitou a renegociação de débitos que somavam R$ 500 milhões, distribuídos em 150 mil contratos.

 

Para que a perspectiva permaneça otimista, é essencial continuar tomando precauções. Nesse contexto, Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, uma fintech de crédito pessoal totalmente digital, compartilha algumas orientações que podem auxiliar os consumidores a manter um olhar cauteloso neste Dia do Cliente.

 

1- Seja paciente 

 

A paciência não é apenas uma virtude, mas uma ferramenta valiosa para tomar decisões mais conscientes, econômicas e sustentáveis em nossas vidas como consumidores.

 

Quando lidamos com nossas finanças, queremos consumir um produto mais caro ou fazer uma viagem, devemos antes de tudo ser pacientes, nos segurar muitas vezes para que mais na frente não nos vejamos numa situação desconfortável e que poderia ter sido evitada. 

 

“Consumidores pacientes tendem a se preparar melhor pela tomada de decisão de uma nova aquisição, afinal, são eles que acabam optando por realizar pesquisas e comparações de valores, garantindo que fizeram  a melhor relação custo-benefício” , aponta especialista.

 

2- Aprenda a se planejar 

 

Se você sente a necessidade de adquirir um produto caro ou fazer uma viagem, é possível, desde que planeje cuidadosamente para garantir a segurança financeira. 

 

“Estabeleça metas financeiras claras e crie um orçamento que inclua suas despesas regulares e objetivos de economia. Economize com antecedência para evitar endividamento, negocie condições favoráveis, se possível. Evite compras impulsivas e avalie se a compra realmente atende a uma necessidade genuína. Isso garantirá que suas escolhas sejam sustentáveis e financeiramente seguras.” pontua  Thayne.

 

3- Saiba priorizar 

 Algumas pessoas cedem às vontades momentâneas, entretanto, quando se trata de consumo, devemos ter em mente que o necessário vem antes do dispensável. Entende-se como necessário itens e serviços ligados à saúde, como remédios e itens de higiene; à alimentação, como itens adquiridos no mercado para consumo, e à educação, como materiais de estudo e livros. 

 

Simplic

 

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