De acordo com o Diretor da Teia Multicultural, escola voltada para uma educação humanista e inovadora, Lucas Briquez, a prova tradicional não é o suficiente para avaliar o desempenho escolar dos alunos
As
provas tradicionais são as ferramentas mais utilizadas para avaliar o
desempenho escolar e o aprendizado dos alunos para lhes atribuir uma nota, no
entanto, cada vez mais outros métodos têm sido utilizados para aprimorar a
avaliação escolar, isso é feito por meio da avaliação continuada.
O que
é avaliação continuada?
A avaliação continuada é uma abordagem educacional que vai além das provas escolares tradicionais. Ela se baseia na coleta regular de informações sobre o desempenho dos alunos ao longo de um período de tempo, permitindo aos educadores acompanhar o progresso individual e coletivo.
Esse
processo envolve observações em sala de aula, trabalhos em grupo, projetos,
discussões e outros métodos, visando identificar as necessidades dos alunos,
adaptar o ensino, oferecer feedback construtivo e promover a aprendizagem
contínua.
Benefícios
da avaliação continuada
De
acordo com o Diretor da Teia Multicultural, escola humanista e inovadora, e da
Asas Educação, Lucas Briquez, esse modelo de avaliação permite entender melhor a
evolução do aluno.
“Já com uma abordagem mais ampla, que acompanha a evolução do aluno ao longo do tempo e utiliza outros critérios para entendê-lo, é possível realizar uma análise mais profunda, permitindo resultados mais precisos e direcionados”, explica Lucas Briquez.
Provas
tradicionais. As grandes vilãs?
“Não
se deve afastar totalmente as provas tradicionais como uma importante
ferramentas de avaliação, mas ela não deve ser utilizada como único recurso,
muito menos usada como forma de ameaça ou uso do medo, o que não torna o
aprendizado algo divertido e sim uma obrigação”,afirma.
Lucas Briquez - diretor executivo do Asas Educação e Diretor Administrativo e sócio da Teia Multicultural, escola inovadora reconhecida pelo MEC como instituição de referência para a Inovação e a Criatividade em educação básica do Brasil, e pela seleção mundial de escolas inovadoras Education Cities no desafio Edumission, onde recebeu título honorário de “Inovação em Interdisciplinaridade”. Lucas tem MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Be.Academy, é professor de empreendedorismo, design thinker, designer instrucional e copywriter. Hoje, seu maior objetivo é levar a metodologia da Teia Multicultural para crianças e adolescentes de todo país, através da Edutech Asas Educação.
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