Saiba aproveitar o real potencial do Dia do Cliente para se destacar em meio à enxurrada de promoções
De acordo com o relatório da All
iN | Social Miner, o faturamento do varejo atingiu R$5,8 bilhões no Dia do
Cliente, em 2022. Para este ano, a data, comemorada no dia 15 de setembro,
promete ser uma edição memorável para as empresas. No Brasil, é muito comum que
o comércio realize promoções durante a semana ou ao longo do mês inteiro, dando
início à Semana do Cliente, utilizando de uma estratégia bastante similar à
Black Friday.
Com isso, muitas marcas acabam se
perdendo em suas campanhas de marketing de relacionamento, focadas em descontos
e promoções. Para muitas, realizar promoções, dar um pequeno desconto ou frete
grátis já bastam para atrair e fidelizar clientes. Contudo, com o consumidor
cada vez mais exigente, é preciso se atualizar com as novas tendências de
consumo e comportamento.
Para identificar quais são as
estratégias essenciais para se destacar nesta importante data comercial,
Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, plataforma de IA da indústria
que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, lista algumas
dicas:
1. Respeite o direito do
consumidor
Certifique-se de que o Código de
Defesa do Consumidor seja uma leitura obrigatória para a cultura organizacional
da sua empresa, difundindo-a entre todos os colaboradores, parceiros e
fornecedores.
2. Pratique a empatia
Entender o seu público é o
primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia só é capaz de gerar
os melhores resultados quando compreendemos que, mais do que observar as
necessidades do público enquanto consumidores, é preciso captá-los e tratá-los
como pessoas antes, durante e após o atendimento.
3. Conheça e utilize o melhor de
cada canal
Canais digitais são cada dia mais
assertivos para a definição de públicos específicos e possuem formas de
mensuração de resultados mais acessíveis e em tempo real. Já canais
tradicionais costumam ter uma abrangência maior, atingindo diversos tipos de
público. Mesclar os dois canais pode ser uma boa ideia, mas tudo dependerá da
verba e do objetivo a curto, médio e longo prazo.
4. Promova integração entre
marketing e vendas
Nada pior do que fazer uma
campanha certeira, que traga para a empresa diversos leads qualificados e
engajados que acabam não sendo abordados pela sua equipe comercial,
desvirtuando todos os conceitos de funil de vendas e jornada do consumidor. A
sinergia entre estas duas áreas é indispensável para um planejamento bem
executado que entregue resultados satisfatórios.
5. Esteja próximo do seu
consumidor
Colocar o cliente no foco da sua
estratégia mostrará o quanto a sua empresa se importa com a experiência do
consumidor, aumentando a confiança depositada por ele nos seus produtos ou
serviços e potencializando as suas chances de sucesso.
Gofind
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