Sebrae oferece
dicas para os empreendedores ampliarem a procura pelos consumidores nessa data
O mês de junho começou e com ele os donos de
pequenos negócios dos setores de Comércio e Serviços têm a oportunidade de
aproveitar uma das melhores ocasiões do mercado em todo o ano: o Dia dos
Namorados. A data só perde para o Natal e o Dia das Mães em termos de vendas.
Este ano, a expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é de um
crescimento de 8% em comparação com 2022.
De acordo com o levantamento da CNDL, entre os
consumidores brasileiros que pretendem comprar presentes na data, a expectativa
é de um gasto médio de R$ 232. Seguindo a tendência de anos anteriores, os
itens mais procurados são roupas, que representaram 38% das compras no ano passado;
seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem, responsáveis por 24% da procura em
2022. Com a soma de todas as compras, estima-se que o Dia dos Namorados deve
movimentar mais de R$ 23 bilhões entre presentes e celebrações, que incluem
jantares, passeios e festas.
A analista de Competitividade do Sebrae Mayra Viana
lembra que cada cliente tem um perfil único, que precisa ser atendido de forma
personalizada. Para aumentar a procura dos clientes e as possíveis vendas, a
analista alerta para a importância de mobilizar as redes sociais da empresa. “O
empreendedor precisa caprichar nas postagens, criar mensagens atrativas e com
descrições claras. O uso das hashtags também ajuda a promover o
engajamento. É papel deles lembrar os clientes que a data está chegando. Essa
divulgação pode, inclusive, despertar a vontade de presentear”, comenta.
Outra dica da especialista é a criação de parcerias
com diferentes empresas, proporcionando uma experiência única para os
consumidores. “Uma floricultura, uma fábrica de chocolates e uma empresa de
bebidas, por exemplo, podem se unir e montar um kit regional. Se as empresas
trabalham com serviços, podem oferecer jantares românticos, pacotes de viagem,
aulas de culinária ou dança. O importante é ser criativo”, acrescenta Mayra.
Confira outras dicas do Sebrae para aumentar as
vendas no Dia dos Namorados
Ressalte os benefícios dos
seus produtos
- A
briga por preços não é boa ação nos negócios, mas pode ser amenizada
quando a empresa mostra que os seus produtos têm valor além do que o
cliente está pagando financeiramente. Inove, use a criatividade e mostre
como a sua marca pode servi-lo e resolver as dores e desejos dele, por
meio dos benefícios que oferece.
Ofereça vantagens!
- Aproveite
esta estratégia para gerar contato e estimular vendas adicionais futuras.
Afinal de contas, sempre é bom dar aquele empurrãozinho para o cliente
retornar ao seu negócio e tornar-se um consumidor fiel.
- Que tal
usar um cupom de desconto para a próxima compra? Além de gerar um estímulo
para a volta ao ponto de venda, ele é um excelente gancho para a sua
equipe trabalhar o pós-venda e novas compras adicionais.
- Quando
for relembrar ao seu cliente sobre o cupom de desconto, faça isso da forma
mais criativa.
- Que
tal enviar sugestões de compras que estejam em sintonia com o produto que
foi adquirido?
- Associe
frete grátis a partir de valores mínimos de compra, se for o caso.
- Use
promoções progressivas para vender mais.
- Sabe
aqueles seus clientes que não têm namorado? Que tal fazer uma ação
“presenteie você mesmo” para quem ainda não foi flechado pelo cupido?
Ofereça opções complementares ao produto ou serviço
principal. Embora esses produtos tenham um preço menor, eles podem contribuir
para aumentar o tíquete médio e o número de itens por venda.
Ao oferecer opções adicionais, você cria
oportunidades para um aumento nas vendas totais. Certifique-se de escolher
produtos complementares que tenham uma margem de lucro apropriada para a sua
empresa, garantindo que você mantenha uma rentabilidade saudável.
Essa estratégia pode ajudar a impulsionar suas
vendas e maximizar os lucros durante o período do Dia dos Namorados.
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