Especialistas dão dicas de como curtir o feriado prolongado sem prejudicar o organismo, com muita disposição e energia
Pular, cantar, dançar, subir ladeira. Ufa! Todo mundo quer ter energia suficiente para curtir o carnaval, seja no sambódromo ou nos bloquinhos de rua. Para isso, a alimentação e a forma como se encara a curtição são fundamentais. Infelizmente, as pessoas ainda consomem muito fast-food durante a folia e a maioria desses alimentos tem baixo valor nutricional e muitas calorias. Especialistas alertam que, neste período, é necessário manter uma alimentação saudável para que o corpo possa se manter em equilíbrio durante as festas.
O nutricionista Angelo Daher, da plataforma Science Play, explica que, para obter o máximo de energia na alimentação, o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Segundo o profissional, com essa boa alimentação o folião pode curtir o carnaval, feliz e energizado. A alimentação ajuda tanto na disposição como na prevenção de doenças, já que durante o carnaval, a exposição ao sol e a chuva podem influenciar na saúde.
“Antes do festival, as pessoas devem tomar um café da manhã completo, mas sem exageros. Na hora do almoço, comer alguns vegetais ou frutas para fornecer nutrientes essenciais para o seu corpo. Além disso, você deve beber bastante água ao longo do dia para se manter hidratado e evitar comer demais. À noite, faça outra refeição leve, e optar pelas saladas com grelhados pode ser uma excelente opção”, detalha o nutricionista.
Frutas como melancia, melão e morango são excelentes opções, pois ajudam na limpeza do corpo, são ricas em vitaminas antioxidantes e minerais, além de terem muita água. “Vitamina C, biotina, ferro, zinco e manganês são vitaminas e minerais essenciais para uma boa saúde imunológica, assim como os aminoácidos essenciais, presentes nas vitaminas do complexo B”, destaca o especialista.
Em relação à hidratação, a recomendação também é iniciar logo cedo, mas evitar as bebidas gaseificadas, que não hidratam bem. No caso de consumo de bebidas alcoólicas, vale intercalar os goles com bastante água. Já no repouso, beber água ajuda a acelerar a recuperação do corpo. “A perda de água pelo suor é muito intensa e, com ela, se perdem muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. A propósito, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca de estômago vazio”, adverte Angelo Daher.
Se joga na folia!
Para a médica Mariana Arraes, experiente em emagrecimento e longevidade saudável, outra dica para quem quer curtir a folia carnavalesca com energia, disposição e sem preocupação é comer alimentos ricos em proteínas. Desta forma, a absorção do álcool se torna mais lenta, ajudando a minimizar os efeitos de alguma bebida. Por outro lado, beber de estômago vazio potencializa o efeito e engorda. "Você fica alcoolizado mais rápido e a sua ressaca pode ser triplicada no dia seguinte", acrescenta a médica.
Mas nem só de alimentação vive um folião. Muitos aproveitam a festa para beber um pouquinho a mais. Contudo, é possível unir os dois mundos. Para isso, opte por bebidas menos calóricas. "A cerveja é a bebida alcóolica que mais desidrata. Ela gera acúmulo de álcool no organismo, que por si só já desidrata. Ela tem o poder de inibir o ADH, hormônio antidiurético. Chamado de vasopressina, ele é responsável pela reabsorção de água quando passa pelos rins. A cerveja interrompe a sua função, causando falha na reabsorção e aumento da produção de urina, ou seja, aumenta a ressaca", explica.
Mariana Arraes faz um alerta, no entanto, para o consumo excessivo de álcool - e para os efeitos dele no organismo a longo prazo. "Ele dificulta a oxidação (queima) de gorduras. Também reduz a ação do hormônio responsável pelo transporte e pela oxidação dos lipídios, causando o acúmulo dessa gordura no fígado. O álcool retarda o metabolismo e atrapalha o ganho de massa magra e a ressaca potencializa a fome em até 10x no dia seguinte, pois a desidratação causa perda de íons e glicose, aumentando o apetite", afirma.
Alimentação e consumo de álcool em dia garantem um corpo hidratado e nutrido para curtir as festas. Para complementar com a cereja do bolo, Mariana destaca a importância da atividade física. “Os exercícios ajudam antes, durante e depois das festas. Quando puder e sempre que puder, principalmente pela manhã, horário que seu corpo está com metabolismo mais acelerado, você ativa a melhoria do cortisol e da vitamina D, sobretudo, quando faz uma atividade ao ar livre. Também melhora seu sono e tem mais disposição ao longo do dia. Após as festas, é recomendado o aeróbico em jejum e alimentos com baixo carboidrato (low carb)”, detalha a médica.
Os exercícios físicos e a boa alimentação também são os segredos para quem está naquele projeto carnaval, pensando no shape para a folia. “A vontade de emagrecer supera o tempo. Ainda é possível perder alguns quilos para a folia. Para uma dieta mais restritiva, alimentos menos condimentados, com menos sódio, menos gordura são importantes. Além disso, é importante ter uma alimentação mais limpa e prezar pela última refeição sempre o mais cedo possível”, comenta Mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário