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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

A influência do marketing educacional na valorização da Educação

 Depois de anos marcados por turbulência em virtude da pandemia, crescimento do EAD e situação macroeconômica, a Educação volta a fazer parte da lista de grupos que buscam investir no segmento.

A busca por escolas privadas, da educação básica, tem provocado uma nova configuração, fazendo com que as escolas repensem seu modelo de negócios e, principalmente, seus diferenciais enquanto instituição de ensino. E isso quer dizer repensar a atual necessidade e busca das famílias contemporâneas que compõem a nova pirâmide etária, metodologias de ensino, equipe pedagógica, área administrativa, pilares, valores, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cursos extras, comunicação, marketing, enfim, avaliar questões que, ou estavam esquecidas no planejamento da escola, ou não faziam parte de seu escopo.

Colocar uma instituição de ensino básico em evidência é função do Marketing, que trabalha alinhado com as equipes pedagógica e administrativa para apresentar a escola como um importante investimento para as famílias que buscam formação integral de excelência.

Para entender essa relação do Marketing com o mercado, precisamos olhar para dentro das escolas e entender o que elas precisam fazer para atender as novas demandas pedagógicas e administrativas e serem consideradas uma escola de referência como educadora e como negócio.

Há alguns anos o departamento de Marketing não era uma realidade dentro das escolas de educação básica e, para falar de seu papel na rotina da escola, é preciso falar sobre o surgimento da necessidade de implementar o departamento dentro das instituições de ensino.

O descontentamento com o ensino público trouxe como uma de suas consequências o aparecimento de escolas privadas de diferentes tamanhos, valor de mensalidade e metodologias para acolher alunos de pais insatisfeitos com as escolas públicas. Oferecer aos filhos uma educação básica de qualidade como instrumento de construção de um futuro promissor faz parte dos sonhos dos pais desde que o mundo é mundo.

Foi esse “boom” de novas escolas que fez nascer a necessidade de ter, como parte de sua infraestrutura, um marketing qualificado para a demanda de elaboração de estratégias de captação de novos alunos, fidelização e aproximação com as famílias, desenvolvimento de ações de engajamento presenciais e on-line e apoio aos eventos pedagógicos, esportivos e sociais.

Uma boa estratégia de marketing e inbound marketing deve ter como foco a instituição, seu posicionamento e seus diferenciais, provocando desejo de pertencimento. Nas instituições de ensino as campanhas de captação e retenção têm, além disso tudo, o apelo pedagógico, que faz com que o prospect conheça mais sobre as metodologias de ensino da escola.

A atuação do marketing nas redes sociais também é imprescindível para passar às famílias e a quem está em busca de escola, a identidade e os valores da instituição, a rotina dos alunos, os cursos extracurriculares e as conquistas dos alunos em vestibulares, olimpíadas científicas, competições esportivas ou culturais. Sem estratégia profissional e comunicação direcionada, não existe rede social orgânica e eficiente.

Concluindo: existe uma nova realidade no segmento e os investidores em educação retornaram ao mercado não apenas para movimentar economicamente o setor, mas, também, para fazer com que as escolas repensem sua estrutura e sua marca profissionalizando não apenas a área pedagógica, mas também a administrativa, responsável pelo funcionamento da engrenagem que mantém a instituição.

 

Flávia Moccia Antunes - Head de Comunicação e Marketing do Colégio Santo Américo


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