Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Você conhece os benefícios dos probióticos para cães e gatos?

Vetnil® compartilha informações importantes sobre o tema


Você já ouviu falar em probióticos para cães e gatos? Eles são grandes aliados para o bem-estar e vida saudável dos pets. Assim como nós, seres humanos, os pets também possuem uma microbiota intestinal com um conjunto de bactérias benéficas extremamente importantes para a saúde. Essas bactérias têm a função de proteger o sistema digestivo, auxiliar na digestão e absorção de nutrientes, sintetizar vitaminas e outros componentes, além de proporcionar mais energia.

Pensando em compartilhar informações relevantes com os tutores, a Vetnil® - uma das maiores empresas do setor veterinário do país – preparou um conteúdo sobre o tema para esclarecer as principais dúvidas.


Afinal, o que são probióticos?

Os probióticos para cães e gatos são microrganismos vivos extremamente importantes para a saúde do pet, pois auxiliam o trato digestivo, colaborando no restabelecimento do equilibrio intestinal e estimulando uma digestão mais saudável.

Basicamente, eles são formulados a partir de cepas de bactérias benéficas, sendo considerados um complemento nutricional, não um tratamento farmacológico. Normalmente, sua utilização acontece paralelamente ou após o uso de medicamentos.

Sendo assim, aqui estão as principais diferenças entre probióticos, prebióticos e simbióticos:

- Probióticos: bactérias benéficas presentes na microbiota intestinal dos pets;

- Prebióticos: substâncias que servem de alimento a essas bactérias benéficas, permitindo seu desenvolvimento;

- Simbióticos: mistura de probióticos com prebióticos.


Quais são os perigos do desequilíbrio intestinal?

O desequilíbrio da microbiota intestinal (também conhecido como disbiose) pode ocorrer por diversos motivos, como mudanças na alimentação, ração de qualidade baixa, proteínas não digeríveis ou, até mesmo, algum tratamento com antibióticos ou outros medicamentos.

No caso dos gatos, a ingestão das bolas de pelo e o estresse comumente provocado por mudança de móveis, visitas ao veterinário, pessoas ou pets diferentes no ambiente, entre outras causas também podem promover distúrbios da microbiota.

Assim, após diagnosticado o problema, é possível recorrer aos probióticos para cães e gatos. Eles podem ajudar - e muito.


Alguns benefícios dos probióticos

Que os probióticos para cães e gatos favorecem o equilíbrio da microbiota do intestino a gente já sabe. Além disso, eles promovem a produção de ácidos graxos de cadeia curta, que podem proporcionar:

- Aumento da absorção de nutrientes;

- Melhoria da digestão;

- Promoção do trânsito intestinal regulado;

- Queda do pH local, evitando o desenvolvimento de bactérias nocivas ao organismo.


Como escolher os melhores probióticos para cães e gatos?

Você deve falar com um médico-veterinário para entender se o uso de probióticos pode ajudar seu pet. O profissional indicará qual é o melhor probiótico (melhor apresentação e cepas) para cada caso.

Feito isso, existem algumas boas práticas para você determinar se um probiótico é mesmo de qualidade:

- Escolha um probiótico específico para cães e gatos;

- Verifique se o produto é focado no oferecimento das cepas probióticas desejadas;

- Preferencialmente, escolha um produto que seja classificado como um aditivo probiótico, o que indica especificidade na oferta de cepas probióticas, diferindo de um suplemento convencional.

Além disso, é importante seguir a recomendação do veterinário, tanto para marcas como para quantidades.

E vale lembrar: tanto os probióticos como os prebióticos são indicados em qualquer fase da vida do seu pet.

 

Vetnil®

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados