Muito se fala sobre multicanalidade e omnicanalidade e os nomes realmente pouco importam, mas sim o mindset focado em promover ao cliente uma experiência inesquecível e encantadora, com base em um modelo economicamente sustentável.
Entre
os diversos temas da NRF 2022 que requerem foco este ano, pelo menos nove deles
se colocam com ênfase de forma indiscutível nas agendas dos executivos de
negócios e tecnologia por todo o mundo.
Não
por acaso, é possível estabelecer uma correlação clara entre todos eles, por
vezes mais estreita e outras não tão direta, mas sem dúvida alguma, real.
Estamos falando de:
- Omnicanalidade
- Uso de dados
- Quick commerce
- Alternative commerce
- Sustentabilidade
- Nova loja física
- Varejo local
- Metaverso
- 5G
A
correlação entre os temas, por si só, facilita a compreensão quanto ao nível de
complexidade que existe para materialização de uma estratégia adequada de
omnicanalidade.
Sua empresa é de fato omnichannel?
As pessoas mais antigas, entre elas minha saudosa mãe, utilizavam com
frequência um ditado que dizia mais ou menos assim: “quem fala a verdade não
merece castigo”.
Digo
isso pois, por analogia com o ecossistema de varejo, em um momento em que a
fidelização dos clientes está definitiva e intrinsecamente associada ao
propósito das empresas, e igualmente à transparência e comunhão de valores que
estas evidenciam, as companhias que se autointitulam como omnichannel, sem o
serem de fato, correm o risco de serem submetidas a um “castigo severo” imposto
pelos clientes e pelo mercado de forma geral.
A
maior parte das empresas, obviamente, não assume essa postura por mal, e a
intenção é, sem dúvida, a melhor possível. Entretanto, cada dia fica mais claro
para todos, principalmente para os clientes, as diferenças básicas que se
apresentam entre os conceitos de multicanalidade e omnicanalidade.
Em
uma estratégia omnichannel, os diversos canais pelo quais os clientes se
relacionam com a empresa ou a marca, precisam oferecer uma experiência única,
complementar e inter-relacionada.
Nesse
contexto, a sensação do cliente precisa ser similar a uma viagem sem sustos,
surpresas ou atrasos, com uma sensação de linearidade em uma experiência encantadora.
É necessário que o termo “cliente no centro de tudo” não seja apenas uma frase
de efeito, mas sim uma missão.
A
prática dessa estratégia exige um posicionamento com ações coordenadas,
envolvendo processos logísticos, financeiros, técnicos, de automação, atividade
humana, processos terceirizados entre outros.
Já
uma estratégia multichannel, é uma somatória de “vias de contato” entre o
cliente e a marca, em que a homogeneidade, para algumas empresas, se limita
muitas vezes à preservação dos dados básicos do cliente e da compra,
acompanhada por um cuidado puramente cosmético com a preservação da identidade
visual.
O que a história nos ensina?
As experiências ensinam que a comunhão de princípios é um fator de solidez em
qualquer relação entre pessoas ou empresas. Relacionamentos são duradouros
quando existe uma preocupação constante, mas também um foco permanente em
tornar melhor a vida e a experiência da outra parte. Da mesma forma, a
transparência contribui de forma definitiva para a saúde de qualquer relação.
A
convergência de valores, quando se fala, por exemplo, de sustentabilidade, mas
também de outros princípios como clareza e transparência nas informações e
comunicações estabelecidas, formam um bom pano de fundo para uma relação
saudável entre empresas e clientes.
Nesse
cenário, tornar claro a utilização de um modelo de multicanalidade, com ações
em curso para oferecer uma relação de omnicanalidade, completará um quadro de
transparência e foco em oferecer ao cliente de forma inteiramente honesta e
competente, uma experiência encantadora e inesquecível.
A
chance de o cliente ser fiel em uma relação como essa é gigantesca. Mais
importante do que tudo, é ter a clareza de que omnicanalidade exige esforço e
coordenação, mas os benefícios em vários aspectos são indiscutíveis.
Nelson Soares - head de Inovação em Varejo Digital e
Logística do Grupo Stefanini
Nenhum comentário:
Postar um comentário