Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Conheça um dos maiores vilões das doenças de pele: o estresse

A dermatologista Dra. Juliana K. de Almeida, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fala sobre as principais doenças causadas e agravadas pelo excesso de tensão emocional e os tratamentos mais indicados

 Acne, psoríase, dermatite e queda de cabelo são os quadros mais recorrentes causados e agravados pelo excesso de tensão emocional

 

 Sabe aquela queda de cabelo excessiva sem motivo aparente? Ou a alergia que surge pouco antes de uma prova importante? Por trás de muitos desses problemas de pele, estão fatores psicológicos. Não é novidade que o estresse e doenças mentais podem desencadear sintomas no corpo humano como se fossem patologias físicas. Assim, pele e cabelos também podem apresentar problemas quando algum transtorno mental se instala e não é percebido num primeiro momento. Segundo Dra. Juliana K. de Almeida, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), algumas doenças dermatológicas podem ter sua agudização ou mesmo aparecerem como um sinal de transtornos emocionais como depressão e ansiedade.  

O estresse tem se mostrado tão marcante em nossa sociedade que foi desenvolvida a campanha de conscientização do Dia Mundial de Combate ao Estresse (23/09), que tem o objetivo de informar sobre as melhores formas de prevenção e controle. E, embora seja uma reação natural do organismo, para muitas pessoas, trata-se de um fardo cotidiano, que reflete também na saúde dermatológica. 

“A pele realiza a função de barreira entre os meios externo e interno e, por conta disso, recebe a interferência de neurotransmissores, além da produção em excesso de cortisol, um dos hormônios ligados ao estresse, que são capazes de afetar o sistema imunológico e provocar ou agravar uma série de enfermidades", explica a especialista. 

Acne, psoríase, dermatite seborreica (caspa), dermatite atópica (dermatite alérgica) e queda de cabelo intensa, são apenas algumas das doenças cutâneas que podem ser causadas ou agravadas por conta da tensão emocional. Para Juliana, é de extrema importância que logo no início dos sintomas, o paciente procure um dermatologista, e ela ressalta que nem sempre o problema é superficial. “É preciso entender qual é a patologia e as características de evolução, além de compreender suas fases de agudização para, então, decidir quais medidas devem ser tomadas”, ressalta a dermatologista. 

Juliana conta, ainda, que a condição de pele, quando não tratada, pode evoluir para problemas mais graves, inclusive para outros órgãos do corpo. Seja ao nível de estética ou doença, é imprescindível que o paciente busque ajuda e faça o tratamento adequado com especialista. “Caso a pessoa tenha alguma ocorrência de crise emocional que desencadeia irritações na pele, o ideal é procurar ajuda de um psicólogo para contribuir no diagnóstico e tratamento”, ressalta. 

Segundo a médica, pele e mente andam interligados, e de uma maneira geral, existem muitas doenças exacerbadas pelo estresse, sendo assim, sugere-se um controle da tensão emocional por meio da realização de atividades físicas, qualidade de sono e alimentação balanceada, ou seja, a busca do equilíbrio, além de tratamentos pontuais de acordo com cada caso. "Sempre digo aos meus pacientes: ‘mente sã, corpo são”, finaliza Juliana.



Dra. Juliana K. de Almeida - Dermatologista, é formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Residência na mesma instituição e Observação Médica na Universidade da Pensilvânia. Com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sua trajetória profissional também conta com passagens pelo Hospital Sírio Libanês e pela conceituada Clínica Dr. Guilherme de Almeida, ambos em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados