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Conquistar um público que deseja ouvir regularmente
e acompanhar o seu programa em vez de outros pode ser uma tarefa intimidadora -
mas também é bastante empolgante. Alguns podcasters iniciam seus projetos e
esperam que ele se torne viral e se espalhe por si só. Quase nunca funciona
assim, mas existem algumas iniciativas que podem (e devem) ser seguidas para
ajudar a viralizar um podcast.
E para ajudar nesta missão, respondi 10 perguntas
para decolar o seu canal e torná-lo mais popular entre os ouvintes.
1. O que devo fazer antes de
divulgar o meu podcast?
Grave de três a quatro episódios e lance pelo menos
três antes de promovê-lo. Esta ação inicial vai ajudar na periodicidade de
publicação e também como serão feitas essas divulgações. Os ouvintes estarão
mais propensos a interagir e consumir seu material se você manter seu canal
ativo com uma programação estabelecida.
2. Meu podcast aceita
convidados. Como escolher o próximo especialista?
Para os formatos que vão desde de entrevistas, como
talk
shows, até os bate-papos no estilo mesa redonda, contar com a
colaboração e experiência de um especialista é uma excelente estratégia para
alcançar um número maior de pessoas. No entanto, não fique preso ao número de
seguidores que esta personalidade tem. O convidado deve ser selecionado de
acordo com o objetivo de cada programa. Por isso, veja se suas experiências e
conhecimentos são adequados para atrair a atenção de sua audiência e retê-los
durante a entrevista.
3. Como selecionar o tema
central?
O tema geral deve ser escolhido de acordo com sua
área de interesse. Uma das chaves do sucesso de um podcast é a constância e,
por isso, trabalhar com um tema que lhe traz prazer e realização é primordial.
O assunto pode envolver sua área de atuação ou até mesmo abranger um hobby que
você tenha.
No meu caso, por exemplo, como estudante de tecnologia e com o desejo de empreender, decidi criar conteúdo voltado para CTOs (Chief Technology Officer) e líderes técnicos por meio de entrevistas com diretores de tecnologia e líderes do segmento para entender suas jornadas, erros e aprendizados. Portanto, o autoconhecimento é muito importante.
4. Como aproveitar o tempo e
escolher as melhores perguntas que deverão ser feitas durante o episódio?
As perguntas vão variar de acordo com as
experiências e destaques de cada perfil. Lembre-se que cada pessoa é única e
possui vivências e percepções diferentes. Uma estratégia que sempre utilizo é
elaborar perguntas padrões que me norteiam e mostram se existe um padrão (ou
não) do entrevistado. Além disso, as perguntas devem estar de acordo com o tema
e o objetivo do seu podcast. Caso o programa seja focado, por exemplo, em
inspirar as pessoas a crescerem em suas carreiras, desenvolva perguntas que
ajudem a entender a jornada e os aprendizados do participante e deixe um espaço
para dicas.
5. Como tornar meu programa acessível?
Os melhores meios de divulgação são onde seu
público está e, por isso, um estudo prévio da sua persona é importante. Com
esta análise, é possível entender ao máximo os gostos e os desafios dos
ouvintes e, consequentemente, descobrir em quais meios ou redes eles mais se
encontram. Algumas pessoas só escutam podcasts no Spotify. No entanto, se ela
for testar uma nova plataforma de áudio e não conseguir encontrá-lo,
provavelmente você perdeu um ouvinte. Por isso, certifique-se de que seu
programa pode ser facilmente encontrado nos principais players.
6. É possível aumentar a
audiência de um podcast?
A audiência vem com o tempo e a consistência. O
foco deve estar sempre na busca em melhorar a qualidade do conteúdo e garantir
que as pessoas tenham acesso a entrevista com pessoas renomadas no segmento.
Além disso, promover parcerias com outros podcasters - para que um participe do
programa do outro - pode ser uma excelente maneira de conectar os assuntos e
conquistar mais ouvintes.
7. Ter apoio de marcas é uma
forma de viralizar?
Dependendo do tamanho da marca, sim. Negociar
parcerias e patrocínios com empresas com maior awareness pode
gerar uma maior visibilidade ao podcast. Contar com o apoio financeiro pode
ajudar na melhoria da qualidade dos conteúdos e também auxiliar no tráfego
pago.
8. Devo criar uma rede social
e um site para o meu podcast?
Quanto mais presença digital, melhor. O site e as
redes sociais vão ajudar no tráfego de SEO, capaz de potencializar e melhorar o
posicionamento do seu podcast em portais de buscas orgânicas. Assim, quando as
pessoas buscarem por algo relacionado ao seu tema, seu projeto será um dos
primeiros a aparecer. Além disso, criar postagens com imagem, nome e citação do
seu convidado pode ser uma excelente maneira de divulgar o episódio – não
esqueça de marcar o convidado nessas postagens. Você também pode apostar em
pequenos trechos da entrevista ou até mesmo dos bastidores com o link direto
para a página do áudio.
9. Por que eu devo manter o
podcast em vídeo?
Apesar da disseminação do conteúdo em áudio, a
internet é feita de materiais visuais. Por isso, converter o programa em vídeo
é uma excelente maneira de atrair a atenção do público. Neste caso,
disponibilizar os episódios com um vídeo no Youtube ou aproveitar pequenos
trechos para alimentar o Instagram Reels ou TikTok podem ser ótimos pontos para
aumentar as chances de viralizar.
10. Como mensurar esse
sucesso?
A média de ouvintes e o tempo de escuta podem ser
dois parâmetros a serem analisados. Além disso, plataformas como o Spotify
consolidam e disponibilizam dados para ajudar neste acompanhamento. Uma das
melhores formas de mensurar o sucesso de um podcast para mim são as mensagens
de agradecimento e feedbacks positivos de que os conteúdos
abordados estão impactando a vida das pessoas.
Rodrigo Alencar - Host podcast e Community Manager
da Revelo, fala sobre as estratégias para decolar o seu canal
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