Como os filmes podem ajudar na construção de equipes vencedoras?
“Mandela: Diga-me, François,
qual é a sua filosofia de liderança? Como inspira seu time a fazer o melhor?
Piennar: Com exemplos. Sempre gostei de liderar pelo
exemplo, senhor.
Mandela: Está certo. É exatamente isso. Mas como torna-los
melhores do que pensam que são? Isso é muito difícil, eu acho. Inspiração,
talvez. Como nos inspiramos para grandeza, quando nada mais nos satisfaz? Às
vezes, eu penso que é usando o trabalho de outros.”
Este
célebre diálogo entre Nelson Mandela (Morgan Freeman) e François Piennar (Matt
Damon), no filme Invictus, reflete bem a noção de Team
building que, de acordo com a Wikipedia, é um termo coletivo
para vários tipos de atividades usadas para melhorar as relações sociais e
definir papéis dentro das equipes, muitas vezes envolvendo tarefas
colaborativas.
AutoconheCINEMA,
por sua vez, é a capacidade de observar uma obra Cinematográfica sob a ótica do
autoconhecimento e do desenvolvimento humano. Assim, a utilização dessa técnica
para o desenvolvimento de equipes vencedoras é uma alternativa lúdica
extremamente eficiente.
Filmes
trazem situações desafiadoras, conflitos, momentos de stress ou necessidade
extrema e servem de parâmetro para problemas no dia a dia corporativo.
O
filme Moneyball, por exemplo, que tem o Brad Pitt em seu papel principal,
forneceu vários insights para um encontro recente e permitiu os seguintes
questionamentos à equipe:
(1)
CENA: Billy Beane (Brad Pitt), Gerente do time de Baseball Oakland Athletics,
pede mais recursos financeiros para o Presidente do clube, a fim de montar um
time mais competitivo para a próxima temporada. Apesar da insistência, não
consegue retorno positivo e terá que trabalhar com o orçamento pré-definido.
Reflexão
1. “Qual é o seu maior desafio atualmente? Como você pode enfrentar este
desafio, com os recursos que tem hoje?”
Depois
da reflexão individual, criou-se uma dinâmica onde uma pessoa do grupo
compartilhava seu desafio e suas ideias, enquanto o(s) outro(s) sugeriam
ideias/ações para ajudar o colega com seu desafio. Depois todos trocaram para
que todos falassem e fossem ouvidos.
Esta
troca foi muito rica, pois trouxe autorresponsabilidade, para que todos
olhassem para os recursos internos a fim de solucionar seus desafios atuais.
(2)
Análise Dos Personagens Principais: Billy Beane é
comunicativo, determinado, perspicaz e age pelo propósito. Enquanto Peter Brand
(Jonah Hill) é metódico, analítico, introvertido e enxerga “fora da caixa”.
Reflexão
2. “Quanto você tem de billy? Quanto você tem de peter? Faça
uma autoanálise e chegue em um percentual de cada um.”
Depois
da reflexão individual, criou-se uma dinâmica de busca de talentos. O objetivo
é que as mesas ficassem equilibradas, entre “Billys” e “Peters”.
Foi
muito interessante perceber o comportamento mais proativo dos “Billys” e mais
reservado dos “Peters”. Na devolutiva, foi destacada a importância dos Peters
mostrarem mais o seu potencial, para que possam ajudar mais nas equipes e
projetos do empresa.
AutoconheCINEMA
é assim. Olhar profundamente para as questões abordadas pelos filmes e trazer
para o nosso processo evolutivo, exatamente como pregam os treinamentos de
grandes team buildings.
Luciano Luna - publicitário, com pós-graduação em
marketing, roteirista pela Academia Internacional de Cinema e criador da
metodologia do AutoconheCINEMA.
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