Fundadora da
ComexLand, Kauana Pacheco aponta caminhos mais eficientes
Em um mundo cada vez mais globalizado, a logística
internacional tem se mostrado uma atividade de altíssimo valor e importância. É
também por esse motivo que o setor é caracterizado por elevados índices de
competitividade, o que leva, obrigatoriamente, à busca por clientes e
profissionais. E é neste ponto que o marketing digital faz toda a diferença.
Kauana Pacheco, fundadora da ComexLand, consultoria de marketing para
comércio exterior, aponta que, com o atual cenário logístico, uma companhia
precisa provar. “Portanto, a empresa deve conhecer exatamente as dores do
mercado e trabalhar com seus diferenciais competitivos. Como diz Seth Godin:
‘Para ser visto é preciso aprender a enxergar!’, porém, é necessário mostrar
diferenciais para toda cadeia. E a melhor forma de transmitir é pela
comunicação digital”, aponta.
Kauana lembra que, diante da rapidez com a qual as
notícias se espalham na internet, os clientes esperam uma fonte segura de
informação e, de preferência, primária. Por isso, empresas que possuem uma
comunicação eficaz criam uma boa rede de relacionamentos. “No primeiro semestre
do ano muita coisa aconteceu na logística e, no Comex, vimos congestionamentos
em portos, capatazia saiu do valor aduaneiro, prorrogação de regimes aduaneiros
especiais, portos fechados por medidas de restrição na China”, enumera Kauana.
Tudo o que influencia nos processos deve ser
comunicado. “Os clientes já se acostumaram a receber relatórios, informativos
ou até artigos com atualidades do comércio exterior, e assim, conseguem estar
mais confiantes sobre os processos de importação e exportação”, atesta.
Estar nas redes sociais é ponto fundamental, mas é
importante lembrar que cada rede possui sua forma de comunicação. E aprender a
comunicar é o que Kauana coloca como um dos diferenciais. “Percebemos muitas
empresas da área se autodenominando ‘a melhor’. Porém, o que define ‘a melhor’
uma vez que cada cliente possui uma necessidade diferente?
Se a empresa possui o melhor atendimento, fale
sobre o NPS (Net Promoter Score); se possui a melhor segurança nos embarques,
fale sobre como trabalha o compliance; se possui a melhor operação
logística, mostre certificações e prêmios que comprovam isso; se é a melhor na
agilidade, fale como a tecnologia traz vantagens aos seus clientes. Mostre cases,
depoimentos e comunique. A comunicação gera relacionamento, que gera venda e
fidelização”.
Há, ainda, outros modos de conseguir uma boa
comunicação. E-mail marketing, interação com site e agendamento
de postagens têm sido uma boa alternativa. “Como os serviços da Comexland são
personalizados, os resultados aparecem. Buscamos entender quais são os
objetivos comerciais de cada cliente, se buscam determinado setor, região ou
tamanho de empresa. E, após estudo, definimos o planejamento estratégico e
quais serão as ferramentas utilizadas”, detalha.
Para manter os clientes no ciclo ativação, ou seja,
conectados durante todas as etapas dentro do funil de vendas, é crucial
conhecer o público-alvo e grupos de personas e definir objetivos. “É necessário
criar algum tipo de relacionamento com o lead, de forma que ele aguarde
determinado conteúdo e deseje entrar no processo de contratação. A Comexland
trabalha em equipe com o comercial da empresa para atingir os objetivos e
entregar um marketing que gere resultados para as empresas em reconhecimento,
posicionamento e geração de leads”, finaliza.
Kauana Pacheco - diretora da assessoria de
marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e
profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande
diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que
compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em
Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.
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