Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Investir em uma franquia do setor de saúde é um bom negócio

 

Para muitas pessoas, é extremamente comum associar o setor de franquias especificamente ao mercado de alimentação. Obviamente, há uma série de outros segmentos da economia que se valem desse modelo de negócios para expandir atuação de maneira uniforme e um deles é o de Saúde. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar atingiu crescimento superior a 10,5% em 2021. 

 

As franquias de saúde se mostram como um segmento de alta necessidade. Do ponto de vista do consumidor, são um ótimo negócio uma vez que as marcas costumam oferecer serviços a preços mais econômicos do que clínicas particulares e convênios médicos. 

 

No caso dos profissionais, são negócios interessantes, por exemplo, para quem está entrando no mercado e deseja ter o próprio negócio com vantagens especiais, como treinamento, suporte constante e infraestrutura. Também é uma alternativa interessante para quem se dedicou à formação e especialização na área de saúde, mas não conseguiu dedicar tempo aos temas relacionados à gestão de um negócio. 

 

Dentre os possíveis negócios em que se pode investir no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, há as franquias de clínicas odontológicas. Esse é um mercado particularmente interessante, visto que uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia apontou que nove em cada 10 brasileiros pensam que é necessário ir ao dentista com regularidade e que 70% das pessoas frequentam o dentista. Uma outra pesquisa, feita apelo Ministério da Saúde, indica que a busca por tratamentos odontológicas cresceu cerca de 30% e as estimativas apontam que mais de 50% dos cidadãos necessitam de tratamento dentário. 

 

O Brasil é um dos destaques no tratamento dentário no mercado mundial. Temos profissionais excelentes, capazes de prover os melhores tratamentos à população. Fazer isso sozinho, em uma clínica própria, acaba se tornando muito mais difícil. Há limitações na atuação do profissional, que muitas vezes, precisa fazer o primeiro atendimento para o orçamento, planejar os tratamentos, executá-los, cuidar da gestão da clínica, lidar com fornecedores, trabalhar o marketing, ajustar finanças do negócio e, muitas vezes, até coordenar os agendamentos. 

 

Se atuar no franchising for uma possibilidade, o cenário muda completamente. Isso, porque a gama de serviços ofertados pode ser ampliada, o franqueado conta com uma equipe totalmente treinada na unidade para suporte às atividades cotidianas, há uma franqueadora com expertise na área e processos bem definidos para respaldar as atividades da unidade franqueada, com uma gestão fica simplificada. Além disso, há a questão da credibilidade relacionada a uma marca já estabelecida no mercado, em crescimento constante, que aprimora com frequência as suas práticas. Em muitos casos, ainda existe a vantagem da realização das compras em rede, que torna o valor dos insumos mais vantajosos. 

 

Outro aspecto interessante é que pesquisadores do setor de negócios e empreendedorismo apontam que o modelo de franquias é benéfico especialmente para dentistas recém-formados. Isso, porque as chances de falhas se tornam menores e a possibilidade de que aquele novo profissional seja bem-sucedido cresce proporcionalmente. 

 

É claro que investir em uma franquia do setor de odontologia vai exigir trabalho, atenção, disciplina, atendimento humanizado. Porém, é possível alcançar uma boa lucratividade com um negócio nesse segmento. Só é preciso se dedicar para prosperar! 

 


Faisal Ismail - odontólogo, sócio-fundador e presidente da rede de franquias de clínicas odontológicas Odontolatina, que conta, atualmente, com 42 operações no Brasil e no Paraguai – www.odontolatina.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados