De acordo com a ABIHPEC, a Balança Comercial do setor de HPPC apresentou o melhor resultado entre o período de janeiro a maio dos últimos 12 anos
A corrente de comércio do setor de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) atingiu US$
599.2 milhões de janeiro a maio de 2022, representando um aumento de
3,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$
577,2 milhões). O saldo da Balança Comercial também apresentou
superávit no valor de US$
20,7 milhões. Em 2021, no mesmo período, o saldo
foi um déficit de US$ 34,3 milhões. A marca
alcançada no consolidado de janeiro a maio é a melhor desde 2010, quando o
saldo foi de quase US$
60 milhões.
O cenário é positivo para os cinco primeiros
meses do ano, apesar do déficit da balança comercial do mês de maio, que
apresentou queda no valor de US$ 1,6 milhão. Uma das razões para o
déficit em maio pode ser observada devido ao aumento de importação de alguns
itens, como os de higiene oral, valor importado acima dos meses anteriores e a
queda nas exportações de sabonetes, que variou 2,4% para baixo no mês de maio,
sendo um item de destaque das exportações do setor em 2022.
“Há uma preocupação em relação aos
gastos na logística internacional e para as reservas de carga no modal
marítimo, que afetam custos e os compromissos nas importações e exportações do
setor de HPPC”, comenta João Carlos Basilio, presidente-executivo da
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(ABIHPEC). “A Indústria tem buscado alternativas para manter os
produtos cada vez mais competitivos, mas dar previsibilidade às empresas é
fundamental para a garantia e manutenção dos negócios do setor”.
Exportações x
Importações
No geral, em maio de
2022, as exportações do setor alcançaram o valor de US$ 63.2 milhões, o que representou
um aumento de 1,2% em relação ao mesmo mês do ano
anterior (US$ 62.4 milhões). Já
as importações totalizaram US$ 64.8 milhões, uma redução de
0,4% em comparação a maio de 2021 (US$
65.0 milhões). A corrente de comércio em maio de 2022
atingiu US$ 128.0 milhões, aumento de
0,5% na comparação com o mesmo período em 2021 (US$ 127.4 milhões).
Ao olhar para o consolidado
de janeiro a maio deste ano, as
exportações dos produtos de HPPC alcançaram o valor de
US$ 309.9 milhões, crescimento
de 14,2% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 271.4 milhões). Em importações, o resultado total
foi de US$ 289.3 milhões, redução de
5,4% em comparação ao período de janeiro-maio do ano anterior
(US$ 305.8 milhões).
Produtos em destaque
Em maio de 2022 as categorias de
Produtos para cabelos (US$
16,4 milhões), Sabonetes (US$
12,1 milhões) e Cremes para Pele (US$
5,7 milhões) foram as mais exportadas pelo setor.
Já nas importações, se destacaram as
categorias de Cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 13,4 milhões)
Fragrâncias (US$ 11,6 milhões) e
Produtos de Higiene Oral (US$
8.7 milhões).
Exportações do Beautycare Brazil crescem 24,1% de janeiro a maio de 2022
As empresas participantes do Beautycare
Brazil projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira
de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, somaram US$
67,19 milhões em exportações de janeiro a maio de 2022, registrando um
crescimento de 24,1% em relação ao mesmo período do ano
anterior.
Desenvolvido
pela ABIHPEC em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos), o projeto contou, de janeiro a maio deste ano, com
66 empresas exportadoras, que juntas venderam 116 produtos para 105 destinos do
mundo. Produtos para Cabelos se mantêm na liderança das
exportações na vertical de produtos acabados e a Argentina o principal
mercado-alvo.
Associação Brasileira da Indústria de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário