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quinta-feira, 30 de junho de 2022

Soft Skills: As Habilidades do Futur

Melhorar as habilidades interpessoais aumenta a produtividade, cria equipes mais fortes, autoconfiantes e com menos estresse

 

A principal diferença entre as pessoas e as máquinas está nas habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. São as “Soft Skills”,as habilidades comportamentais que as empresas estão cada vez mais de olho. 

Essas habilidades podem ajudar profissionais qualificados a conseguir excelentes oportunidades no mercado de trabalho, mas também podem fazer com que profissionais com vasto conhecimento em sua área de atuação não consigam evoluir dentro das empresas. 

Ao contrário da Hard Skill que são habilidades técnicas que podem ser adquiridas na faculdade, nos cursos livres e nas experiências de trabalho anteriores, as soft skills são partes do comportamento do profissional, características pessoais que provavelmente ele já carrega ao longo da vida. Mas aí você pode estar se perguntando: então quer dizer que certas habilidades talvez eu não tenha? No caso da Inteligência emocional é possível desenvolvê-la, basta ter persistência e técnicas.

Entre algumas soft skills que estão mais no radar dos líderes são: a capacidade de se comunicar, de saber gerir o tempo, de solucionar problemas, ser flexível e adaptável, de saber lidar com a pressão, trabalhar em equipe, ter autoconfiança e ter uma atitude positiva.

Uma pesquisa realizada pela Manpower Group com 26 mil empregadores em 43 países, mostra que um terço das empresas estão investindo no treinamento das habilidades interpessoais, as “Softs Skills”, com os colaboradores. No Brasil, o percentual é de 43% de empresas que se preocupam com as comunicações interpessoais. 

Antes o profissional mais preparado era aquele formado nas melhores faculdades, com o melhor currículo o 100% “Hard Skills”. A psicóloga, CEO da Eleve Consulting, Shana Wajntraub, capacita pessoas em comunicação corporativa, negociação, inteligência emocional, produtividade, construção de times e liderança, constata essa tendência no dia a dia dela. As características ligadas ao subjetivo do indivíduo estão cada vez mais valorizadas.

Para a especialista Shana, treinar as “Soft Skills”, é muito importante, desafiador e trabalhoso, mas é essencial. Mas como? “Nos nossos treinamentos, são trabalhadas habilidades como empatia, flexibilidade, inteligência emocional, resiliência, comunicação assertiva, modos de trabalho - sob pressão, em equipe - liderança. Empresas que investem treinando toda a equipe têm atingido maior produtividade." explica Shana Wajntraub.

Ainda segundo a psicóloga e CEO da Eleve Consulting as pessoas que possuem boas “Soft Skills” não só podem conseguir excelentes oportunidades na carreira, mas em todos os todos os âmbitos da vida. “Um líder do segmento de tecnologia, por exemplo, pode ter excelentes oportunidades na carreira, inúmeros cursos, ler livros técnicos e até mesmo aprender na prática as questões relacionadas à sua área de atuação. Porém, se ele não consegue liderar bem a sua equipe, comunicar-se de forma assertiva e objetiva, passar bons feedbacks e respeitar a diversidade dos seus liderados, ele provavelmente não será um profissional desejado pelas empresas.” ressalta Shana Wajntraub. 

A especialista Shana cita algumas soft skills muito importantes: 

• Saber ouvir as pessoas; 

• Ter facilidade para expressar ideias; 

• Ter uma atitude positiva em relação aos desafios; 

• Empatizar com os sentimentos dos outros; 

• Ter pensamento crítico com foco em buscar soluções; 

• Ter inteligência emocional para lidar com frustrações. 

“Para desenvolvê-las, você deve começar tendo a mente aberta para refletir sobre quais são os pontos de melhora. Uma pessoa que é muito impulsiva, por exemplo, pode tentar ponderar as situações com mais calma e avaliar todas as possibilidades previsíveis antes de tomar decisões. 

Alguém que é muito individualista pode começar reconhecendo essa característica para se esforçar mais em ser colaborativo quando for colocado em projetos que demandam o trabalho em equipe. 

Além disso, é importante solicitar feedbacks de colegas e superiores. Conversar com alguém da equipe de Recursos Humanos da empresa pode fazer com que novas descobertas e oportunidades surjam para o desenvolvimento das “Soft Skills”. 

“Treinar essas habilidades interpessoais traz à empresa uma grande vantagem: Empregados mais competentes, capazes e produtivos. Todos compreendendo seu papel e trabalhando juntos para alcançar os objetivos aumenta a produtividade num ambiente positivo e com pessoas menos estressadas e consequentemente mais saudáveis” finaliza Shana Wajntraub.



Shana Wajntraub - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM. Palestrou no CBTD em 2020e 2021e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, vivo, Amil, Magazine luiza, Camil.


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