Marcas surfam na onda dos memes, ganham
destaque e atraem novos clientes
O Meme de Internet pode ser considerado um conceito, uma ideia, som ou informação que possa ser transmitida rapidamente. Nada mais é do que algum conteúdo que, por algum motivo, viraliza. Eles estão por todo lado e fazem parte da vida de muita gente nas redes sociais por apresentarem conteúdo de linguagem simples que, na maioria das vezes, tornam-se cômicos e repercutem rapidamente de forma massiva nas redes.
O conteúdo de um Meme está sujeito a evoluir ao longo do tempo ou ter um período de tempo de vida curto. A questão é: como entender e aproveitar para surfar na onda do meme, ganhar destaque para sua marca e engajamento nas redes?
Devido ao fato de se difundirem rapidamente na web por meio de redes sociais, blogs, sites de notícias e todas as fontes de informação, é comum os Memes viralizarem e se tornar vantajosos para a divulgação e propagação de uma marca e/ou serviço.
Os Virais podem surgir em inúmeras situações e
casualidades. Gafes, falas ou acontecimentos repercutidos em vídeos amadores
são destaques dentre os Memes viralizados.
A utilização comercial do meme ajuda a
proliferar o denominado Marketing Viral, gerando e divulgando conteúdo.
Diversas estratégias podem ser utilizadas e a forma com que são colocadas em
prática traz o diferencial para a marca e garante o contínuo interesse do
público, mesmo após o boom do Meme utilizado.
Rapidez e o timing correto são de extrema importância para que o conteúdo engaje e popularize, sendo necessária a agilidade para ideias e produção. Cada rede possui uma linguagem própria que se adequa aos usuários que a consome.
Uma vez postado na web, toda a informação está
sujeita a todo tipo de engajamento, compartilhamento, comentários positivos ou
negativos, o que pode acarretar em um boom na sua rede ou sua marca. É
importante estar preparado para este retorno e aumento do engajamento.
Surfar em um Meme é excelente para o engajamento e melhora muito a entrega dos conteúdos, porém os memes utilizados em excesso podem ser prejudiciais à autoridade que a conta deseja passar para a audiência. Ele precisa ser utilizado de forma inteligente e adaptado para o perfil da marca.
Essa conexão com o público precisa encaixar o gancho
do Meme em questão, sem deixar de reforçar a essência da marca e a
informação que a mesma quer passar. A utilização de trends aumenta o
engajamento do público já existente e o toque da essência da marca aproxima e
chama a atenção de potenciais novos clientes.
Felipe Dias - Bacharel
em Arquitetura e Urbanismo, possui vasta experiência em publicidade e marketing
e está à frente da empresa Studio Said, agência com histórico em trabalhos de
sucesso direcionados à fotografia, acreditando que a base para a execução de
projetos inovadores é construída pela produção de imagens e criação de
conteúdos de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário