Especialistas em SEO e marketing digital, Diego Ivo e Gustavo Chapchap explicam como melhorar o ranqueamento nas buscas online pode alavancar resultados
Com o avanço e a democratização da
tecnologia, a busca por relevância no cenário digital tem assumido um papel
cada vez mais estratégico para qualquer empresa. Isso contribuiu para
disseminar o uso de ferramentas que fazem diferença no ambiente virtual. É o
caso do SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês), conjunto de
práticas e técnicas voltadas a calibrar o conteúdo produzido e fazer com que
ele seja bem avaliado pelos mecanismos de busca da web.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela SEO
Trends, que apresenta tendências e estatísticas do assunto, mapeou que 55,8%
das empresas brasileiras já têm uma estratégia específica para o assunto. Em
contrapartida, 35,7% não possuem uma equipe de SEO simplesmente por não saberem
do que se trata.
Pensando em esclarecer como esse
poderoso mecanismo de marketing funciona e todas as vantagens que ele pode
trazer, os especialistas Diego Ivo, CEO da Conversion, agência líder em SEO no
Brasil, e Gustavo Chapchap, CMO da JET, empresa especializada em soluções para
o e-commerce, reuniram dicas sobre a otimização de websites e seus benefícios
para qualquer negócio.
O que é SEO?
Diego define SEO como “um conjunto de
técnicas e estratégias para sites ficarem mais bem posicionados nos buscadores,
gerar reconhecimento de marca, aumentar o tráfego e converter mais”. Dessa
forma, o mecanismo ajuda a criar um tráfego orgânico de qualidade e aumenta a
visibilidade para possíveis novos clientes.
“Mais de 90% das experiências online
começam com um mecanismo de pesquisa. A forma como sua loja online é otimizada
para pesquisa tem um impacto direto em como as pessoas descobrem seu site e
encontram o que procuram”, complementa Gustavo Chapchap.
Dentre todas as vantagens do uso da
estratégia, Diego e Gustavo pontuam as quatro principais:
1. O SEO
ajuda sua marca a ser encontrada por clientes em potencial
Ser encontrado facilmente pelo público
é primordial para o sucesso da marca, principalmente no ambiente digital. De
acordo com uma pesquisa feita pelo Hubspot, 75% do público não chega nem à
segunda página nas pesquisas realizadas no buscador. Por isso, aparecer na
primeira página de ferramentas de busca faz total diferença nas vendas.
“Por causa da necessidade de isolamento
social, o processo de digitalização do varejo foi fortemente acelerado nos
últimos dois anos. Ao contrário do que alguns pensavam, o hábito de comprar
online seguiu ganhando força após o controle da pandemia. Isso fez com que
muitas empresas descobrissem o potencial do online para vender muito mais”,
explica Gustavo Chapchap.
2. O SEO
gera tráfego orgânico
Quando um site é otimizado com SEO, ele
passa a ficar mais bem posicionado sem a necessidade de investir em anúncios.
Diferentemente do ranqueamento patrocinado, que gera resultados imediatos, o
uso das técnicas voltadas ao motor de busca oferece resultados de médio e longo
prazo, além de serem muito mais duradouros.
A confiabilidade de um site que aparece
nas primeiras posições de busca sem pagar por isso também é muito maior. É o
que revela um levantamento feito pela Conversion em 2017. O resultado mostrou
que os brasileiros confiam 77% mais em buscas orgânicas do que em links
patrocinados. Isso acontece porque há, na cabeça dos consumidores, uma
percepção de que os resultados orgânicos estão ali por merecimento e qualidade,
enquanto os anúncios só são expostos porque compraram aquele espaço.
3. O SEO
gera resultados de longo prazo
Resultados de otimização duram bastante
tempo, o que significa que você vai continuar recebendo visitantes mesmo depois
de longos períodos, o que é extremamente importante para se consolidar um
negócio nos meios digitais.
Diego Ivo fala sobre a importância de
escolher as palavras-chave certas nos textos do site, por exemplo: “A pesquisa
de palavras-chave é um poderoso instrumento para a tomada de decisões porque
amplia nossos conhecimentos sobre a intenção e o comportamento do nosso
usuário. Compreender de que forma os usuários de um mecanismo de busca se
comportam, expõem seus desejos, se relacionam e se beneficiam dos resultados é
o que torna o SEO um trabalho tão humano”
4. O SEO
permite posicionamento como autoridade
Além de todos os benefícios citados
acima, o SEO pode transformar sua marca em referência no mercado. Estar na
primeira página do Google já causa uma ótima impressão para clientes em
potencial.
“Existe uma questão de visibilidade,
mas também de status e confiabilidade. Construir uma estratégia consistente de
SEO é fundamental para a construção de marca no ambiente digital”, finaliza
Chapchap.
O executivo também é líder do comitê de
e-commerce da ABRADi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), criado com o
objetivo de clarear o processo e mostrar a importância de todas as etapas da
venda no digital. Com o grande crescimento dos usuários que compram pela
internet, aumentaram também as lojas virtuais e os recursos para fazer o
negócio crescer. O SEO, definitivamente, tem um papel extremamente relevante
nesse processo.
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