Posso afirmar que esta pergunta rondava a cabeça da maioria dos clientes da Exection antes da contratação, por quê? É um dos objetivos dos empreendedores e ou diretores de alcançarem o tão sonhado processo organizacional estável e previsível.
Utopia? Imagine só você alcançar este processo e
parar no tempo? Ah! Agora que está estável e previsível, poderia descansar um
pouco, não! Pelo contrário, agora ficará ainda mais evidente os pontos a
melhorar, onde devemos aplicar novos padrões, novas tecnologias, onde carece
mais treinamento e certamente, você utilizará seu tempo para ações que
legitimamente agregarão valor para a organização.
Imagine só, aplicar melhorias no meio do caos? Você
enxergaria o que realmente está trazendo resultados e efeitos positivos? Seria
como se você estivesse tomando diversos antibióticos diferentes para combater
uma determinada doença e esperando ficar curado de alguma forma, sem saber qual
seria.
Portanto, seguir um método, para ao menos buscar
uma estabilização inicial, com o famoso: “vamos colocar a bola no chão” e saber
onde realmente estão e para onde irão, recomendo que você faça isto, antes de
partir para tomar quaisquer ações drásticas.
Claro que se é necessário tomar um conjunto de
ações para estancar determinadas situações como:
- Ver:
Estou gastando mais do que recebendo.
- Agir:
Não precisa pensar duas vezes em compreender o que é necessário e o que é
adiável e ou supérfluo para o momento;
- Ver:
Estamos pagando errado os nossos fornecedores.
- Agir:
Já estanque ao perceber, pare imediatamente;
- Ver:
Identificamos uma vulnerabilidade no sistema.
- Agir:
Chame imediatamente os responsáveis pela tecnologia;
- Ver:
Senti um odor de queimado em uma determinada máquina.
- Agir:
Chame a equipe de manutenção e avise quem está operando;
- Ver:
Recebemos um valor incorreto do nosso cliente.
- Agir:
Converse com o cliente no mesmo instante para depois não virar uma bola
de neve
- Ver:
Identifiquei uma praga na lavoura
- Agir:
Chame o agrônomo responsável imediatamente
Estes tipos de situações acabo caracterizando como
“ver e agir”, ou seja, devemos fazer uma análise rápida para tomada de ação
imediata, ou seja, remediar e depois compreender as causas, antes que seja
tarde.
Agora, só tomem um cuidado com este tipo de
situação, algumas vezes teremos a impressão de que resolvemos, mas não! Apenas
estancamos para que o problema não se alastre e vire algo pior.
Assim que a poeira baixar, um pouco, já utilize a
metodologia do livro “Ouse ter Sucesso” para que assegure que
determinadas situações não retornem.
Além disto, a metodologia para impulsionar negócios
com foco em processos parte de uma hipótese quer seja ela algo que já está
acontecendo ou até mesmo algo em potencial ou uma situação que ronda a empresa
ou área há um certo tempo.
Com isto, você partirá de um princípio e ao longo
da jornada poderá comprovar ou não se é um fato ou apenas refutá-la, o que já
seria por si só um ganho.
Sempre faço um paralelo com a nossa ida ao médico,
não é exatamente isto que os médicos fazem ao nos pedir diversos exames? Para
comprovar se algo que está sendo relatado, possui relação com alguma doença e
ao constatar, o médico prescreve o melhor tratamento?
E muitos tratamentos, não passam por mudança de
hábitos? Ou seja, você não muda o seu processo, a sua rotina?
Em nossas empresas é a mesma situação, no entanto,
utilizamos uma metodologia de gestão para nos guiar.
Com frequência recebo a seguinte pergunta: “por
onde começo?” Afinal de contas cada empresa deve estar em um determinado
momento não é mesmo?
Compartilho abaixo a forma que faço para iniciar a
melhoria de processos:
- Compreendo
quais são os produtos e ou serviços que ofereço para os meus clientes;
- Entrevisto
os meus clientes compreendendo as reais expectativas perante o que
ofereço;
- Afinal
de contas, eu tenho que atender e superá-las não é mesmo? Parece simples
e óbvio, mas deixo aqui a provocação: “quando foi a última vez que você
perguntou para o seu cliente, qual é a expectativa dele perante o seu
produto e ou serviço?”
- Neste
momento compreendo se tenho os indicadores e ou medições que comprovam que
estou atendendo ou não;
- E,
Eureca! Muitas vezes já descubro o meu ponto de partida, por não estar
dentro do que os meus clientes esperam.
Simples, não é mesmo? É com esta simplicidade que
explico no meu novo livro “Ouse ter Sucesso”, como reuni diversas
ferramentas práticas de gestão que realmente deram certo em mais de 250
empresas e alcancei o sonho de compartilhar com mais empresas este conhecimento
para que você consiga alcançar e superar as expectativas dos seus clientes
externos e interno, com processos cada vez mais estruturados e preparados para
o crescimento, da empresa e principalmente das pessoas.
Edu Bezerra - Fundador da Exection Impulsionadora de Negócios, especialista em desenvolver a governança operacional nas organizações, focada em resultados e melhoria de processos, atua nesta área desde 1999. Colunista e mentor Endeavor. Escritor e palestrante. Já exerceu cargos executivos, trabalhou em consultorias como Falconi e TOTVS. Planejou e executou projetos de impulsão de negócios em mais de 200 empresas de diversos segmentos e tamanhos, possuindo destaques para: agronegócios, securitizadoras, fidcs, e-commerce, manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, turismo e automotivo. Graduado em engenharia de produção (FEI), CBA em Finanças (Insper), cursos de especializações em vendas Spin Selling®, estatística black belt (Falconi).
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