Setor deve atingir
US$ 32,7 bilhões em escala global até 2030, com crescimento de 16,7% ao ano
O distanciamento social exigido na pandemia de
Covid-19 abriu novas oportunidades para o mercado pet, que devem se ampliar nos
próximos anos. Como tentativa para as pessoas driblarem a solidão do
isolamento, houve crescimento na aquisição e adoção de animais em todo o mundo,
o que aqueceu o setor de produtos e serviços dirigidos aos bichinhos. No
Brasil, não foi diferente: atualmente há, no país, mais de 141 milhões de pets,
entre cães, gatos, aves e outros, de acordo com estimativa da companhia de
serviços de assistência Europ Assistance Brasil (EABR).
A crise econômica internacional ocasionada pela
pandemia e por outros fatores estimula particularmente o mercado de seguros
para pets, já que os tutores buscam o serviço pela necessidade de reduzir o
risco financeiro e driblar os altos custos dos cuidados veterinários. Segundo
relatório da consultoria Grand View Research, o setor foi avaliado em US$ 8,3
bilhões em 2021 e deve alcançar US$ 32,7 bilhões em escala global até 2030, com
crescimento de 16,7% ao ano.
Para o consumidor, há muitas vantagens. Afinal, ao
contrário de planos de saúde pet, que se limitam à assistência veterinária, as
assistências podem oferecer amplas gamas de serviços, como hospedagem e
transporte.
“As soluções pet já fazem parte do nosso portfólio
há alguns anos, mas desde o ano passado temos investido ainda mais na
diversificação de nossos produtos, como por exemplo, a assistência psicológica
à família em caso de perda de um pet, pois sabemos que os bichinhos são como
membros da família, e a orientação remota de saúde, seguindo a nova onda de
Telemedicina”, afirma Rogerio Guandalini, Diretor Comercial e de Marketing da
Europ Assistance Brasil. “Temos mais de 20 soluções que podem auxiliar os
clientes em casos de emergências ou momentos de conveniência, como: consulta
veterinária e cirurgia emergencial, internação, exames laboratoriais,
hospedagem, funeral, entre outras”.
Segundo Rogerio, a procura por esse tipo de
assistência tem crescido no país, seguindo as tendências internacionais. “Sabemos
que esse é um mercado que vem crescendo a cada ano, e, com a pandemia, notamos
um aumento de aproximadamente 30% na procura por serviços voltados aos pets.
Temos investido bastante em novas soluções e capilaridade de atendimento,
garantindo modelos de credenciamento de clínicas veterinárias e pets de forma
simplificada, a fim de atender a população brasileira sem restrições”.
Para o especialista, este é o momento ideal para investir no setor. “O segmento vem crescendo acima da casa de dois dígitos nos últimos anos, e a procura de serviços também. Tanto o mercado segurador, como o mercado varejista estão incluindo em seu portfólio de produtos os serviços voltados ao mundo pet, para atender a nova formação das famílias brasileiras e suas necessidades”, conclui.
Europ Assistance Brasil (EABR)
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