Camila Silveira também dá dicas para sua empresa fazer um bom uso das redes
Não é novidade que as redes sociais
fazem parte do dia a dia dos brasileiros. No Brasil, são mais de 150 milhões de
usuários de redes sociais. A taxa de usuários pelo total de habitantes é de
70,3%, uma das maiores dentre todos os países do mundo.
De acordo com a especialista em
vendas nas redes sociais, Camila Silveira, as redes além de serem plataformas
de entretenimento, são também ótimas ferramentas para fazer negócios.
"O público que as utiliza, na
maioria dos casos, também está sempre à procura de produtos ou serviços, e
aproveita a comunicação das redes sociais, para ficar por dentro de promoções e
novidades. Por isso, as redes sociais são ferramentas muito importantes para
todo tipo de negócio e estabelecer presença nelas é fundamental".
Ela explica que os empreendedores,
estando no início de seus negócios ou não, precisam estar cientes e preparados
para os desafios que irão encontrar pela frente nas vendas de produtos ou
serviços e na divulgação de suas marcas, principalmente as microempresas
online.
"A ferramenta principal é o uso
das redes sociais para fortalecer e promover seus negócios. Atualmente, as
estratégias de marketing digital e de publicidade online fazem parte da rotina
das empresas. E as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais nesse
processo, tanto no auxílio em campanhas de vendas como na aproximação de seus
públicos, trazendo retorno necessário em termos de reconhecimento de marca e
fidelização com clientes", pontua a especialista.
Para começar a usar as redes sociais
para empreender no seu negócio, você precisa entender o porquê de usá-las e
como elas funcionam na prática. Camila elencou alguns dos motivos pelos quais
você deve usar as redes sociais nas suas estratégias para empreender:
1. Seu público está presente em
alguma rede social
"Você já deve saber que é
preciso conhecer o público-alvo da sua marca, para assim, oferecer produtos e
serviços que interessam a eles. Além de conhecê-los, é preciso ir até onde eles
estão, e eles certamente estão nas redes sociais. Sabendo disso, você deve
descobrir em quais redes sociais seu público se encontra, ou seja, quais ele
usa, para então, estabelecer presença nelas, e assim ser visto por eles. Além
de atrair novos consumidores para sua marca, você poderá manter uma relação de
fidelidade com as pessoas que já são clientes do seu negócio".
2. Produção de conteúdos
"As redes sociais são
plataformas de interação e conteúdo, ou seja, não basta apenas estar presente
nelas e não agir. Sua empresa deve fazer publicação de conteúdos que interessem
o seu consumidor, lembrando que cada rede possui suas particularidades.
Investir tempo e planejamento do que vai ser publicado nestes canais é
fundamental para atrair a atenção da sua audiência, estabelecendo assim uma
rotina de comunicação e relacionamento com eles nas redes sociais. Estude as
redes sociais que seu público utiliza, para assim, produzir os conteúdos
adequados para cada plataforma. Cada uma tem suas características e
comportamentos, logo, as estratégias devem ser diferentes para cada rede".
3. Maior interação com o cliente
"Como dito anteriormente, para
alcançar êxito na utilização das redes sociais, além de estar presente onde o
seu público está e fazer com frequência a publicação de conteúdos, sua marca
precisa estabelecer uma relação com eles. Buscar interagir com seus usuários
fará com que sua empresa fique cada vez mais próxima deles. Portanto,
estabeleça uma rotina para monitorar suas redes sociais e analisar curtidas,
comentários, mensagens, menções e avaliações que sua empresa recebe, além, é
claro, de respondê-las, para assim ter conversas e manter um relacionamento com
seu público. Essa interação proporcionará um ótimo engajamento e ajudará a sua
marca ficar mais conhecida".
4. Ter um diálogo mais positivo com o
seu público
"Como existem diferentes tipos
de redes sociais, com diferentes funcionalidades e comportamentos dos públicos
que as utilizam, a forma como sua empresa se comunica com eles deve ser de
acordo com o perfil do seu negócio e das características que cada rede
apresenta. Conhecendo a forma que o público que acompanha suas redes sociais
reage às suas publicações, você saberá como conversar com esse público, como
tratá-lo e como manter uma comunicação mais acertada com eles".
5. O investimento é baixo
"As redes sociais, além de serem
ótimas ferramentas de interação e de aproximação com o público de um negócio,
dão a possibilidade de criar anúncios para alcançar ainda mais a sua audiência
de forma segmentada, através de um baixo investimento. Isso ajuda muito a
pequenos empreendedores que estão começando e possuem poucos recursos. Mais
importante do que gastar pouco anunciando nas redes sociais, é saber fazer os
anúncios da forma correta. Estudar e conhecer as ferramentas é essencial para
planejar e executar campanhas adequadamente, além de evitar o desperdício de
dinheiro e conseguir alcançar ainda mais o seu público".
6. Maior visibilidade para seu
negócio
"Como as redes sociais são muito
populares e utilizadas por pessoas ao redor do mundo, conforme suas ações forem
colocadas em prática, seu negócio se tornará mais conhecido e alcançará mais
visibilidade. O seu negócio pode ficar conhecido por todo o Brasil e até no
exterior, podendo encontrar clientes de vários lugares e ganhando assim, a
preferência deles entre seus concorrentes. Basta ir aprimorando cada vez mais
suas ações nas redes sociais para crescer gradativamente e assim obter
resultados satisfatórios".
7- Saiba o que seu público pensa
sobre sua empresa
"Um dos grandes benefícios de
usar as redes sociais, é a possibilidade de acompanhar e monitorar o que os
seus consumidores falam sobre o seu negócio.
Nas redes sociais as pessoas adoram
dar suas opiniões, fazer críticas, elogios, sugestões ou reclamações sobre
qualquer coisa. Dessa forma, você saberá como melhorar suas estratégias e usar
essas informações a seu favor, ajudando também a fortalecer o relacionamento
com sua audiência. É simples e tranquilo empreender nas redes sociais.
Independente do tamanho da sua empresa, é possível começar um trabalho
online".
Camila explica que um fator que não
deve ser deixado de lado, é sempre analisar e monitorar o que você está fazendo
nas redes sociais.
"Observe dados como: quantidade
de postagens, alcance de publicações, melhores horários para postar, tipos de
conteúdo, aumento de seguidores, quantidade de interações, entre outros. É
importante sempre observar esses pontos e fazer os ajustes necessários nas suas
ações com base nos resultados obtidos, para assim poder melhorar o desempenho
cada vez mais e não cometer os mesmos erros", pontua.
Ela afirma que quanto mais sua
empresa investir em estratégias nas redes sociais, mais seguidores, interações
e vendas irão acontecer. "Não desperdice essa oportunidade", finaliza.
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