Veja a diferença entre os dois e o que eles podem trazer de benefícios na hora da compra
A busca pelo termo cashback aumentou no Brasil,
entretanto, muitas pessoas ainda confundem o benefício com descontos. Dados da
equipe Insights, do Google, mostram que as buscas pela palavra ‘cashback’
aumentaram em 38% durante a Black Friday 2021 em comparação ao mesmo período do
ano anterior. Já segundo a pesquisa levantada pela CRM&Bônus, startup líder
mundial em desenvolvimento de programas de fidelidade e giftback,
o consumidor pode gastar até cinco vezes mais caso receba a vantagem.
“O brasileiro sempre busca pelas melhores soluções
financeiras na hora de comprar um produto ou serviço, mas as opções ainda geram
dúvidas e até confundem o consumidor”, conta Sandra Campos, CEO da Beblue,
fintech pioneira em cashback no Brasil. Pensando nestas opções, confira as
diferenças entre cada uma delas e entenda quais podem oferecer mais vantagens
nas suas compras.
Desconto
Sandra explica que o desconto é “uma forma que as
empresas encontram de aumentar o número de vendas de um determinado produto ou
serviço por meio de incentivo à compra, como por exemplo uma redução
financeira”. Pode ser aplicado de diversas maneiras, como a compra de um
segundo ou mais itens com valor reduzido; ou a fidelização, que ocorre quando o
consumidor é estimulado a adquirir outras vezes no mesmo lugar em troca de
benefícios. “Apesar de ser uma prática comum do mercado e muitas vezes
vantajosa, ele não consegue entregar liberdade de escolha para o consumidor,
que fica preso a compra casada daquele item”, conta a executiva.
Cashback
Por sua vez, cashback, que em tradução literal
significa dinheiro de volta, possibilita ao consumidor adquirir algum produto
ou pagar por algum serviço, como alimentos, transporte ou abastecimento do
carro, e ter uma porcentagem do valor pago de volta. A CEO da Beblue explica
que uma das principais vantagens desse modelo é “a oportunidade de acumular a
quantia que retorna e escolher como quiser utilizar esse benefício, seja para
adquirir algo semelhante ou comprar um item totalmente novo”.
O cashback também pode ser visto como uma forma de
poupar, já que o recurso pode ser acumulado em carteiras digitais sem precisar
estar atrelado a lojas do varejo. “Esse comportamento do consumidor é um
reflexo também do momento atual da economia brasileira: com altos índices da inflação,
a população passou a escolher opções que sejam mais rentáveis para o próprio
bolso”, pontua.
Com um foco nas cidades interioranas brasileiras, o
Beblue oferece a oportunidade dos consumidores de acumularem cashback a partir
das suas compras básicas, sejam elas na mercearia, no mercado ou até mesmo na
hora de abastecer o seu veículo. “O sistema de recompensas pode fomentar um
ecossistema financeiro abrangente dentro das pequenas e médias cidades, levando
o consumidor a comprar mais na sua localidade sem se deslocar para os grandes
centros varejistas”, comenta Sandra. Ou seja, o cashback traz vantagens tanto
para quem incentiva a sua utilização quanto para quem recebe o benefício.
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