Especialista reforça a importância de garantir operacionalidade das plataformas digitais de vendas e aumentar atenção sobre o atendimento no período
O Dia dos Namorados é uma das datas mais esperadas pelo varejo. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Globo, 72% das pessoas pretendem presentear os parceiros neste ano. Em 2021, o faturamento do e-commerce na data foi de mais de R$ 6 bilhões e o ticket médio, de R$ 464, considerado alto pelo mercado. Com alta expectativa de vendas, especialistas recomendam que os lojistas se preparem com antecedência para atender a demanda e também aproveitar a oportunidade para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos.
“Como a expectativa é alta, a recomendação é estar preparado desde já para esse volume, dando sempre uma atenção especial ao atendimento. É importante monitorar o volume de registros no SAC, se antecipar aos imprevistos para oferecer soluções rápidas para o consumidor e estruturar a estratégia do negócio online”, recomenda Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.
O
especialista reforça a importância de rever as estratégias, especialmente no
que se refere aos canais digitais usados. A pesquisa apontou que 31% das
pessoas devem optar por comprar em marketplaces e 17% em e-commerces que vendem
apenas uma marca.
De
olho nos itens de desejo
Neste ano, as categorias que devem se destacar na compra dos presentes são perfumaria (24%), roupas (24%) e doces (23%). No segmento de eletrônicos, os games são a primeira opção. O vinho (31%) e cervejas artesanais ou importadas (30%) estão no topo da intenção de compra das bebidas.
Além
de levar em conta o interesse do público, os lojistas devem ter em mente também
que as promoções têm grande peso na conversão de vendas. No estudo encomendado
pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como
principal motivação de compra. Já os cupons de desconto apareceram em 67% das
respostas.
“Todos os aspectos do negócio devem ser pensados, garantindo desde questões logísticas até as condições de compra ideais. Certamente são cuidados que não apenas facilitam a conversão das vendas, mas também aumentam as chances do cliente voltar”, pontua Eric.
Vale reforçar ainda a importância de contar com a ajuda de empresas especializadas em e-commerce e marketplaces, para garantir que as estruturas estejam habilitadas para não sofrerem falhas com o grande volume de acessos nesse período, operando com eficiência em todas as etapas de compra.
Datas
comemorativas sem dúvida servem para alavancar vendas do e-commerce, varejo, marketplaces,
etc, porém servem também para gerar credibilidade e fidelizar clientes. “Nesse
sentido, contar com empresas especializadas, que geram através da tecnologia
todo o suporte e ferramentas para a jornada de compra personalizada, se tornam
cruciais para que esses clientes voltem sempre e tenham boas experiências. Aqui
na FCamara, apoiamos nossos clientes dessa forma, para que tenham todos os
cuidados necessários durante todo o processo, que consequentemente resultam em
lucratividade para os negócios e satisfação para os consumidores”, conclui
Eric.
Grupo FCamara
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