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quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dia do Meio Ambiente (05/06): protagonismo de estudantes em iniciativas ambientais é essencial para a formação

Projeto REAJA, do Colégio Rio Branco, enfatiza a importância da participação ativa e autônoma de jovens em pautas de meio ambiente e iniciativas voltadas à preservação


 

Desde 1972, quando ocorreu a Conferência de Estocolmo, 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente, data voltada à conscientização ambiental. Segundo Maryana Eiras, coordenadora do Projeto REAJA do Colégio Rio Branco - Unidade Granja Vianna, “essas discussões devem incluir os estudantes desde cedo, pois a convivência cotidiana com pautas relacionadas à preservação desenvolve o pensamento crítico e leva a mudanças no estilo de vida”.

 

No Colégio Rio Branco, o Projeto REAJA – Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente – foi uma necessidade e iniciativa levantadas pelo corpo estudantil e, em 2022, completa 15 anos. Fanny Sanciarai, coordenadora do projeto na Unidade Higienópolis do colégio, defende que movimentações desse tipo são essenciais para desenvolvimento do jovem, bem como trabalhos interdisciplinares voltados à temática.

 

“As instituições de ensino devem, por exemplo, promover rodas de conversa a respeito de documentários e problemas ambientais da atualidade, incluindo os alunos de forma ativa e permitindo que eles proponham ideias e movimentos”, sugere Eiras. Tornar o espaço escolar propício à conscientização de todos é fundamental para a construção de uma cultura da sustentabilidade.

 

Dessa forma, promover o engajamento dos jovens por meio de pesquisas e da publicação de pautas sobre a preservação do meio ambiente é um caminho bastante frutífero. No Colégio Rio Branco, estudantes também surgiram com suas propostas, como a oficina de confecção de brinquedos pedagógicos com materiais de reuso na Unidade Higienópolis, cuja proposta é fazer jogos que exercitem atenção, concentração e atividade motora, enquanto estimulam a reciclagem.

 

Sanciarai explica que, “integrados a discussões sobre o meio ambiente, os estudantes conseguem desenvolver competências que os tornam engajados, podendo tornar-se líderes e, até mesmo, construir carreiras voltadas à preservação”. Eiras complementa que as pautas ambientais incluem conhecimentos gerais, fundamentais para a construção de repertório sociocultural exigido em vestibulares e redações.

 

Já os impactos de projetos como o REAJA se estendem para muito além da escola. Enquanto, por um lado, os estudantes envolvem toda a comunidade escolar, como colaboradores e familiares, em suas propostas e em eventos organizados, também levam os resultados do trabalho desenvolvido para a sociedade como um todo. A iniciativa dos alunos do Colégio Rio Branco, ao longo dos anos, já consolidou parcerias com diversas instituições sociais, como por exemplo, a ONG “Fazer o Bem Transforma”.

 

Para o Dia do Meio Ambiente, o REAJA pretende comemorar suas conquistas, como forma de incentivo aos estudantes protagonistas do projeto. Na unidade Granja Vianna será apresentado um vídeo exibindo o antes e o depois de iniciativas executadas, enquanto, em Higienópolis, serão expostos os brinquedos pedagógicos já concluídos, anunciando que, ao longo do ano, pretende-se que cada sala do Ensino Fundamental I do colégio tenha seu próprio kit.

 

 

Colégio Rio Branco

www.crb.g12.br


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