Uma das síndromes que mais assola os trabalhadores, pode ser evitada; Confira 5 dicas feitas pela médica Monik Moura
Um dos grandes problemas que temos na sociedade atual é a síndrome de burnout. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pressão por resultados e acúmulo de funções, essa doença tem acometido muitas pessoas. De acordo com um levantamento da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem desse problema.
“É um problema que acomete vários profissionais e muitas vezes, só é identificado e tratado quando já foram causados danos na vida profissional e pessoal do trabalhador. O ideal é que as empresas atuem de forma preventiva”, comenta Monik Moura, CEO da Vem Prevenir.
A fundadora da Vem Prevenir, que é especialista em Medicina Preventiva e Social (RQE 4302) e fundou seu negócio focado na prevenção de problemas de saúde, inclusive da síndrome de burnout.
A médica disponibilizou 5 dicas para
prevenção do burnout, em seu ambiente de trabalho:
Estabelecer uma
boa comunicação interna
Um dos problemas que geram grandes
confusões em ambientes de trabalho, é o ruído entre mensagens internas. Uma
comunicação efetiva e respeitosa, diminui a possibilidade de conflitos e gera
melhores resultados. A escuta ativa da equipe, permite identificar e resolver
problemas antes que eles causem maior desgaste e preocupação.
Liderar com
empatia
Importar-se com o bem-estar do
colaborador, permitir acesso à estrutura e aos equipamentos adequados para o
trabalho, valorizar os esforços das equipes, traz maior motivação e evita
insatisfação.
O funcionário sente-se à vontade para
reportar ao seu superior, tanto coisas boas ou ruins, e isso o ajuda em sua
estadia profissional.
Estimular um bom
relacionamento entre os colegas
Por vezes, ter um mau relacionamento
com seus colegas de trabalho pode acarretar enormes dificuldades. A empresa
precisa auxiliar neste convívio, promovendo uma boa interação entre os colegas
de equipe, gerando cooperação e menos exclusão e isolamento.
Promover
cuidados em saúde
Possibilitar o fácil acesso a
cuidados em saúde traz tranquilidade para o colaborador, A busca por
resultados, pressão por desempenho, tudo isso afeta a mente do trabalhador, que
por vezes já vem um pouco conturbada por problemas pessoais, e acaba-se
misturando. Dar essa oportunidade ao funcionário, evita doenças e permite
tratá-las precocemente quando já instaladas. Manter um ambiente de trabalho
seguro previne agravos à saúde.
Valorizar
momentos de pausa e descanso
Todo mundo gosta de ter um momento
para descansar, ou conversar com o seu colega de trabalho. Proporcionar essas
pausas adequadas de repouso e relaxamento, facilitar o contato com arte e
atividades culturais, assim como estimular a prática de esportes, são medidas
que contribuem para o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário