Diretor técnico da Bodytech
pontua quais serão os movimentos do mercado fitness
O
segmento fitness está se recuperando lentamente, mas de maneira otimista. Os clientes
que congelaram o plano estão voltando a sua rotina de treinos e os novos alunos
são, em sua maioria, pessoas que entenderam a importância da atividade física
durante o período mais crítico e delicado da pandemia e agora dão início a sua
jornada de saúde e bem-estar. Os treinos em casa foram uma adaptação
importante, mas agora com o avanço da vacinação, chegou o momento de mudar de
ares e voltar a se exercitar na academia.
“Sem
dúvida alguma o clima atual do mercado fitness ainda é bastante desafiador e
com inúmeras incertezas. Porém, acreditamos que o futuro possa ser
extraordinário para aqueles que sobreviverem ao cenário existente. Todos devem
estar preparados para mudanças que já ocorreram no que diz respeito aos
comportamentos dos clientes e dos consumidores em geral. É impossível negar que
a Covid-19 alterou a indústria fitness, todo o aprendizado deste período e as
estratégias para manter os alunos ativos, nos mostraram quais serão as
tendências que podem ajudar a prosperar em 2022”, avalia Eduardo Netto, diretor
técnico da Bodytech Company.
Saiba
quais são as cinco tendências do mercado fitness para 2022:
1. Busca
pela saúde
A
percepção da sociedade sobre a boa forma finalmente está mudando. Já faz tempo
que sabemos da importância da prática regular dos exercícios físicos na
promoção da boa saúde e na redução do risco de desenvolver doenças
crônicas.
“Apesar
de inúmeros esforços da comunidade de saúde para esclarecer e educar os
consumidores sobre os benefícios da atividade física para a saúde,
infelizmente, e em particular no nosso país, a grande maioria ainda pensa em
uma rotina de exercícios apenas como uma forma de atingir um resultado
estético, seja na perda de peso ou no aumento da massa muscular”, enfatiza
Netto.
À
medida que a comunidade médica começa a entender o papel do exercício para
reduzir o risco de fatalidade pela COVID-19 e outras doenças, isso deve levar a
um crescimento de novos consumidores em busca de condicionamento físico que
precisarão da orientação de um profissional de Educação Física devidamente
qualificado.
A
pandemia trouxe um reconhecimento de que a atividade física é essencial e um
meio de alcançar e manter uma ótima saúde. “Acredito que a partir de
agora, o consumidor deve começar a adotar um estilo de vida mais saudável.
Assim, o Profissional de Educação Física deixa de apenas prescrever o melhor
programa e passa a ter o papel de um consultor em saúde, qualidade de vida e
bem-estar”, pontua Netto.
2.
Fitness Híbrido
O
modelo de academia híbrida é imperativo, onde o cliente escolhe: quando, onde,
como e com quem ele deseja treinar. A partir da experiência vivida durante o
período da pandemia, foi possível combinar a vivência presencial com as
transmissões de treinos e conteúdo, e a união das duas situações é o novo
normal dos clientes.
Ao
comparar o treinamento presencial e a distância, as academias vão continuar se
destacando no que diz respeito a eficiência. O ambiente oferecido através de
suas instalações, oferta de equipamentos, segurança, conforto e
agregado a tudo isso a supervisão profissional, proporcionam um enorme
diferencial. No treinamento virtual, existem barreiras importantes, que
passam pela inadequação do ambiente, falta de privacidade e o mais importante,
a enorme dificuldade de vencer a preguiça e renunciar à comodidade e ao
conforto da sua cadeira.
“Vale
destacar que para aqueles que desejem se exercitar, mas talvez não tenham tempo
em suas agendas, o serviço virtual fornece uma ótima solução para maximizar o
seu tempo. E pode ser uma alternativa excelente. Porém, acredito que no nosso
segmento, são pessoas cuidando de pessoas. As novas alternativas já estão
presentes e vieram para ficar. Apesar da nova onda de recursos tecnológicos,
acredito que o componente humano fará a diferença para a indústria fitness
atual e no futuro. O virtual, acima de tudo, será uma atividade complementar”,
ressalta o diretor técnico.
3.
Atividades Outdoor
Para
as pessoas que investiram em atividades ao ar livre desde o início da pandemia,
saibam que vocês não estão sozinhos. Estatísticas da Runreeat.com de 2021,
apontam que exercícios ao ar livre foram eleitos a melhor forma de manter o
condicionamento físico no ano de 2021 por 59,1% dos adultos ativos, um aumento
de 14,6% em relação ao início de 2020.
O
desejo de realizar atividades tradicionais ao ar livre aumentou nos últimos
dois anos. As pessoas estão cada vez mais se movimentando ao ar livre e
encontrando novas maneiras de se manterem ativas. Uma tendência comportamental
que está começando a surgir, onde os clientes novos e existentes procuram fazer
exercícios ao ar livre e não apenas a uma área interna.
A
grande dúvida é se essas mudanças são apenas devido a pandemia ou irão
continuar? “Ninguém sabe a resposta para essa pergunta, mas há indicações
de que as mudanças serão permanentes. Acredito que possa ser uma excelente
opção de atrair novos consumidores e acima de tudo de retenção dos atuais
clientes. Mais do que nunca, se trata de uma excelente oportunidade de estender
a experiência dos clientes para o ambiente outdoor”, comenta Netto.
4.
Autocuidado & saúde mental
A
pandemia da COVID-19 e a recessão econômica resultaram negativamente na saúde
mental de muitas pessoas. O isolamento social, estresse em casa e no
trabalho, somados ao medo de contrair a doença, alteraram de forma drástica a
saúde, não só física, mas também mental da nossa população.
E,
à medida que mais pessoas descobrem que estão lutando com problemas de saúde
mental, como ansiedade, a distração, a depressão e problemas físicos, como dor
crônica, existe a tendência que eles procurem terapias que não envolvem
fórmulas farmacêuticas. Um dos aspectos positivos desse quadro, é que as
pessoas começaram a pensar mais seriamente em sua saúde física e mental.
Existe
um interesse crescente em atividades como ioga, meditação e outras que podem
ajudar os clientes a se ajustarem às circunstâncias atuais. “Temos a
oportunidade de fazer parte da solução desse problema de saúde pública. É
notável a mudança do cliente em direção ao exercício para os benefícios de
saúde mental. Eles estão ansiosos para aliviar o estresse, e as atividades mind
favorecem àqueles que buscam equilíbrio, serenidade e um sono de melhor
qualidade”, observa Eduardo.
O
autocuidado é a grande tendência no momento, e implica em cultivar momentos de
calma, relaxamento e bem-estar, refletindo sobre a saúde de forma integral:
corpo, mente e espírito.
5. Socialização
O
isolamento social aliado ao home office, aumentou a demanda por serviços
presenciais, seja da forma individual, seja coletiva.
A pandemia gerou uma mudança dramática nos ambientes de escritório, à medida que muitas empresas perceberam que existem inúmeras ferramentas de tecnologia que permitem que os colaboradores trabalhem remotamente enquanto permanecem conectados com seus colegas de trabalho.
Trabalhar em
casa é conveniente, mas as pessoas sem dúvida querem a oportunidade de ter
interações sociais pessoalmente em algum momento durante o dia, e muitos irão
procurar nas academias, que oferecem uma experiência única, englobando a
supervisão e orientação de um profissional, além de um ambiente de socialização.
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