Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Especialista elenca cinco dicas para líderes e gestores integrarem o time na volta aos escritórios

ShutterStock
Retornar ao trabalho de forma presencial pode gerar dúvidas e insegurança nos funcionários  

 

Para 2022, muitas empresas optaram por retornar aos escritórios, ainda que de forma híbrida, variando de acordo com necessidades e interesses. Seja uma, duas ou mais vezes da semana de forma presencial e o restante mantendo o home office, que, inclusive, é a preferência de 78% de entrevistados em uma pesquisa da Revelo, plataforma de recrutamento e seleção. Esses profissionais revelaram que cogitam até mesmo mudar de emprego caso a modalidade seja extinta pelos seus empregadores. 

Passado o susto inicial da pandemia, o fato é que as pessoas se adaptaram muito bem à nova realidade e agora, tanto empresários quanto colaboradores se sentem confortáveis e favoráveis ao modelo. No entanto, a volta aos escritórios se faz necessária, ao mesmo tempo em que integração e engajamento dos times se tornam um desafio. 

Cândida Semensato, presidente da ICF – International Coaching Federation, instituição global e responsável pelo desenvolvimento da ciência do coaching no mundo, detentora do maior programa independente de acreditação de cursos de formação e certificação desses profissionais – elenca cinco dicas para que a integração de times aconteça da melhor forma: 

 

·         Humanize as relaçõespromover encontros e estimular a troca de ideias entre funcionários e gestores é fundamental para que as expectativas estejam alinhadas. O trabalho remoto de certa forma distanciou os profissionais, mas também pode enriquecer muito a nova relação de trabalho, com perspectivas e dinâmicas diferentes que cada membro da equipe pode trazer. 

 

·         Envolver profissionais especializados, como coaches profissionais para apoiar os processos de desenvolvimento dos times e dos indivíduos: desde que possua as devidas certificações e formação, o coach saberá apoiar o líder e seu time para o mesmo objetivo, criando situações colaborativas para um grupo de pessoas que atuam em conjunto, com propósito comum, metas identificáveis e mensuráveis construindo relações sólidas, em um espaço seguro, de confiança, e energizante por meio do diálogo e também da definição clara das funções de cada um no time, focando os resultados definidos pela organização, mas, ao mesmo tempo, desenvolvendo habilidades e competências individuais. 

 

·         Cuide da saúde mentaldesde o começo da pandemia, fomos obrigados a passar por mudanças abruptas, a começar pela forma de trabalho. O cenário de transições, incertezas e a pressão natural por resultados são um terreno fértil para crises de ansiedade e aumento do estresse. Por isso, há necessidade em acompanhar a saúde mental de todos os funcionários e, ao menor sinal de não conformidade, é fundamental buscar ajuda profissional. Estímulo a atividades físicas, pequenas pausas para descanso e clareza na comunicação são aliadas importantes na busca do equilíbrio entre vida pessoal e profissional com saúde. 

 

·         Mantenha uma escuta ativa: com a retomada das atividades presenciais, é comum que surjam dificuldades e demandas diferentes por parte dos colaboradores. Ser ouvido aumenta a confiança entre funcionário e líder, faz com que ele se sinta mais valorizado, parte importante da solução e estimulado a propor melhorias no cotidiano da instituiçãoÉ o chamado Employee Listening, uma técnica que, por meio de maneiras específicas, utiliza os feedbacks e ideias de colaboradores para engajar os times a alcançar os objetivos da organização. 

 

·         Integração consciente: após longo período de trabalho em home office, é importante que todos os funcionários estejam “na mesma página”, com regras bem definidas e protocolos sanitários rígidos. No início da retomada, o mais recomendado é que, em caso de times numerosos, a volta aos escritórios ocorra gradualmente, com escalonamentos para evitar um grande contingente de pessoas interagindo ao mesmo tempo. 

 

 

ICF – International Coaching Federation

https://www.icfbrasil.org/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados