Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Energético em excesso pode causar arritmia e aumento da pressão arterial

 Doutor Roberto Kalil aponta para os potenciais efeitos adversos que a combinação entre taurina e cafeína, presentes nessas bebidas, pode ocasionar no corpo humano

 

O consumo de bebidas energéticas em excesso é uma imprudência que pode causar complicações como arritmia e picos de pressão arterial. O alerta é do cardiologista Roberto Kalil, professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor do InCor e hospital Sírio Libanês. 

"A combinação entre taurina, aminoácido naturalmente presente em nosso corpo, e a cafeína, ambas contidas nas bebidas energéticas, promove a liberação de hormônios de excitação, como a adrenalina e a noradrenalina, o que favorece o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca", explica o médico. 

Segundo o cardiologista, arritmias e a elevação da pressão arterial são os efeitos mais comuns de um consumo exagerado desses estimulantes. Ele recomenda que o consumo de energéticos seja moderado, e que se busque mais energia também nas caminhadas e exercícios físicos.

 

 Dr Roberto Kalil - presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados