Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Diálogo entre família e escola é fundamental para adaptação na Educação Infantil

Período inicial das crianças é marcado por atividades de acolhimento e inserção no novo espaço


O início do ano é marcado pela preparação para a volta às aulas das crianças. Os pais e responsáveis que têm filhos entre 1 e 5 anos ainda se deparam com o processo de adaptação na Educação Infantil. A transição do momento em casa para ir pela primeira vez às escola deve ser cercada de cuidados e muito diálogo com os educadores. 

 

Para Josué Artigas Machado Junior, coordenador pedagógico do Marista Escola Social Curitiba, que atende cerca de 300 crianças gratuitamente, a convivência neste período passa pelo entendimento dos pais sobre as emoções das crianças. “A ideia é que a criança seja recebida e acolhida, e que essa mudança da rotina seja feita aos poucos, para que ela entenda a troca de ambiente sem sofrer muitas interferências”, reforça. 

 

Segundo o educador, é fundamental que os pais e responsáveis participem da dinâmica da escola nesta fase de descobertas, tanto quem está indo pela primeira vez, quanto os reingressos. “Normalmente oferecemos que eles permaneçam no ambiente escolar, para que possam entender o tempo que a criança consegue ficar por ali. Costumamos disponibilizar oficinas de diversos temas, para que este tempo também possa ser produtivo para eles”, revela. 

 

O coordenador pedagógico listou cinco dicas que podem contribuir e auxiliar neste processo de adaptação.

 

Pais e professores

 

1-Estabelecer parcerias e diálogo permanente 

A conversa entre os responsáveis e a escola inclui conhecer a prática pedagógica e também a rotina, o tempo de atividade, o reforço na hora da alimentação, do banho, as trocas e também claro, o horário do sono. Tudo isso faz com que o elo entre a família e escola seja criado já no início. 

 

Pais

 

2-Mentir para as crianças não é uma boa opção

Ao ser questionado pelas crianças para onde está indo, é fundamental que os pais incentivem e respondam as dúvidas e indagações. Reforçar que a ida para escola vai ser importante é um bom caminho para que as crianças entendam que no espaço terão outros amigos e atividades divertidas. 

 

3-Presença dos pais

É imprescindível a presença da família neste primeiro momento. Apresentar a criança para a professora e adultos da escola, contar com a presença de alguém de confiança é fundamental, pois trata-se de um espaço ainda estranho para ela.

 

4- Itens podem passar mais segurança

Para facilitar o processo no primeiro dia, os familiares podem acrescentar um  objeto de sua preferência. É importante que esse objeto represente uma conexão entre ela e a sua casa.

 

5- Não banalize o choro

O choro é a maneira pela qual a criança consegue se expressar em determinados momentos: "Que lugar é esse? Quem são essas pessoas? Não me deixe aqui!". Acolher esse choro é fundamental para a adaptação da criança.

 

 

Marista Escolas Sociais

https://maristaescolassociais.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados