Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Consulta por Telemedicina é mais "fria"? Confira mitos e verdades sobre essa nova modalidade de saúde

Para promover facilidade de acesso à saúde, telemedicina pode ser vista como uma ótima oportunidade de aproximar médicos e pacientes, de acordo com a healthtech Amparo Saúde

 

Até 2 anos atrás a telemedicina parecia algo muito longe da nossa realidade e gerava debates acalorados nas sociedades médicas, mercado e sociedade. Afinal, como seria possível passar por uma consulta médica à distância? Porém, o que ninguém imaginava era que no início de 2020 o mundo seria sacudido por uma pandemia sem precedentes que acelerou diversas tendências que estavam engatinhando, como a própria telemedicina e o home office.

Isso mudou o mercado de saúde no Brasil e no mundo e o nosso modo de consumir alguns serviços para sempre. “A telemedicina é uma grande aliada na pandemia, mas é uma importante ferramenta na Atenção Primária em Saúde. O acompanhamento remoto com médicos de família, além dos encontros presenciais, modelo bem sucedido em países como Reino Unido, Canadá e Austrália, facilita o cuidado integral ao promover acesso e aproximar os cuidadores de seus pacientes." explica Monica Pugliese, médica da Amparo Saúde.

Em 2020, por conta da necessidade do distanciamento social para frear a disseminação do coronavírus, as consultas à distância com a ajuda de celulares, tablets e computadores passaram a ser incentivadas pela Organização Mundial da Saúde como um modo seguro de as pessoas terem atendimento médico. Em setembro de 2020 o órgão, um dos mais respeitados do mundo, apoiou abertamente o uso da telemedicina.

Por meio da telemedicina, você pode ter um médico disponível para aquelas dúvidas ou situações do dia a dia, fazendo, por exemplo, acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que precisam de acompanhamento multidisciplinar constante, além de orientações rápidas do dia a dia e esclarecimento de dúvidas.

Sabendo disso, confira mitos e verdades sobre a telemedicina e entenda porque ela pode ser considerada mais humanizada e não mais fria!
 

Apenas necessidades de saúde muito simples podem ser resolvidas por telemedicina?

Mito! O atendimento médico à distância não serve apenas para necessidades de saúde repentinas. Também é possível fazer acompanhamento de doenças crônicas, prevenção, tratamentos, além de consultas com nutricionistas e psicólogas(os). Caso seja necessário um exame mais minucioso, o profissional encaminhará o paciente para uma consulta presencial.


Teleconsultas são mais seguras?

Verdade! Em tempos de distanciamento social, quanto mais tempo ficarmos em casa, melhor. Ser atendida(o) por telemedicina evita que você se exponha ao vírus e aglomerações no transporte público, trânsito, elevadores e hospitais.

Essa segurança é fundamental e faz a diferença na proteção de pessoas idosas e grupos de risco, diminuindo as chances de contrair a Covid-19.


 

Consultas por telemedicina são mais “frias”?

Mito! O contato entre o profissional de saúde e o paciente continua com o mesmo padrão de uma consulta presencial. Em clínicas como a da Amparo Saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem passam por um treinamento pensado para encantar o paciente antes, após e durante a teleconsulta. Vale lembrar também que a telemedicina facilita tanto o acesso ao atendimento de saúde que isso faz com que o paciente se sinta ainda mais próximo dos seus médicos.


 

Amparo Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados