Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Por que apostar em um Ensino Médio Técnico em Administração continua sendo uma escolha estratégica?

 Aparentemente uma opção bastante “tradicional” para os tempos atuais, a área segue oferecendo inúmeras possibilidades de carreiras e de empreender

 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/2020), cerca de 10,5 milhões de jovens nem estudam, nem trabalham. A geração que ficou conhecida como “nem nem” corresponde a quase 24% da população de 15 a 29 anos. Por conta da desmotivação causada pela crise sanitária, esse percentual tende a crescer. Uma das formas de reverter esse cenário é por meio de um Ensino Médio Técnico de qualidade.

Dentre tantas opções, é fato que todo o tipo de negócio, seja ele público, privado ou de qualquer porte, tem como um dos seus pontos mais estratégicos a área administrativa. Podemos notar isso, até mesmo, dentro dos startups, por exemplo, que vem ocupando cada dia mais protagonismo dentro do cenário econômico do Brasil. E, para isso, é preciso ter uma capacitação adequada, alinhada às demandas desses mercados, focando nos jovens como protagonistas de suas escolhas, de forma empreendedora e autônoma.

Essa inserção no mundo do trabalho, de forma sustentável, pode acontecer pelo Ensino Médio Técnico em Administração, oferecido pelo Senac São Paulo desde 2020. Durante os três anos de curso, o estudante é encorajado para assumir a profissão que desejar abraçar, imerso em uma proposta inovadora de ensino, altamente integrativa entre as áreas do conhecimento e simulações de problemas complexos do cotidiano, preparado para o Enem e vestibulares, além de um projeto de vida desenvolvido de acordo com os interesses dos jovens.

“Atualmente a velocidade das informações ditam as nossas vidas. O entendimento e gerenciamento de situações para a entrega de soluções criativas e ágeis é um dos grandes diferenciais dos alunos de nossas escolas: jovens que representam um perfil essencial para o desenvolvimento das empresas contribuindo com visões inovadoras”, avalia a gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, Melina Sanjar.

A escolha pelo curso em Administração, ainda de acordo com Melina, segue estratégica pela alta chance de empregabilidade, além do apoio ao empreendedorismo prestado pela instituição desde o início do Ensino Médio Técnico, por exemplo em competições como o Empreenda Senac, que está em sua 14ª edição e foi criada pela instituição com o objetivo de estimular a postura empreendedora nos estudantes e auxiliá-los no desenvolvimento de planos empreendedores. A iniciativa já revelou diversos talentos com projetos voltados para diferentes áreas como inclusão social, acessibilidade, sustentabilidade, diversidade e cultura.

“Os estudantes formados nesta área saem preparados para entrar no mundo do trabalho, estagiando, como aprendizes, abrindo um negócio próprio ou por concurso público. Nem por isso nossa formação é tecnicista, pois fazemos questão de enriquecê-los enquanto cidadãos capazes de transformarem suas realidades e de suas comunidades”, complementa Melina.

Uma demonstração desta abordagem bem-sucedida por meio do Empreenda Senac foi a conquista do primeiro lugar na edição deste ano pelo aluno Vitor Ponciano, de 16 anos, e sua equipe, estudantes da unidade de Campinas. Eles desenvolveram o projeto de um aplicativo chamado “Afro Crown”, cujo objetivo é conectar pessoas negras a salões especializados em seus tipos de cabelos na região do usuário, respeitando suas origens e formas, além de dar visibilidade à cultura afro e profissionais especialistas, como os trancistas. “Não queremos ter apenas a opção de alisar nossos cabelos nos lugares que vamos. É gratificante ver meu projeto ajudando mais pessoas”, resume ele.



Acesso democratizado a um Ensino Médio Técnico inovador

Totalmente alinhado às diretrizes do Novo Ensino Médio (Lei 13.415), que começará a ser colocado em prática em todo o Brasil a partir do ano que vem, os cursos desta fase da educação básica oferecidos pelo Senac São Paulo já apresentam esse formato inovador desde sua criação. Além do título em Administração, existem os Ensinos Médios Técnicos em Informática, Multimídia e o recém-lançado Internet das Coisas, que são escolhidos pelo estudante no momento da matrícula.

A proposta aplicada pelo Senac São Paulo tem como base boas práticas estudadas em diversas escolas-modelo, não só no Brasil, mas ao redor do mundo, com valores mais populares e ao alcance de mais famílias que desejam um ensino de qualidade e que converse com as tendências do mercado de trabalho de forma prática. A instituição entende a educação profissional como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa inserção social e ação participativa.

Para garantir mais oportunidades aos jovens, egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos e ex-alunos da instituição e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% nas parcelas mensais. A iniciativa faz parte do Programa de Descontos e Parcelamentos.

Existe ainda a possibilidade de ingresso via Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para se candidatar a uma vaga gratuita para o Ensino Médio Técnico, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento.



Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo

Clique aqui para informações e inscrições

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados