Consultora detalha
o crescimento do setor e mostra as principais práticas para conquistar de vez
os consumidores
Durante o verão, cresce exponencialmente o número
de pessoas que buscam peixes e pescados em peixarias por todo o Brasil e seguindo
essa tendencia, aumenta também o interesse de investidores e redes de
supermercados que procuram métodos para abrirem novos pontos de venda ou
melhorarem os processos de suas respectivas peixarias.
De acordo com Flavia Nunes, consultora de varejo da
Complement Consultoria & Marketing, que oferece soluções completas de
implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que
vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão, é necessário
se atentar a alguns pilares para o sucesso de um empreendimento nesse setor,
sendo eles: estrutura, qualidade do pescado e atendimento.
A especialista relata que a questão estrutural é
extremamente importante, afetando praticamente todos os segmentos de um
comércio desse tipo. “O ambiente da peixaria é o cartão de visitas do pescado.
Ambiente limpo, onde a higiene prevalece, inspira confiança no produto que é
vendido”, pontua.
O atendimento e a qualidade do produto fecham esse
elo de confiança com clientes e consumidores. “A qualidade do pescado é a sua
segurança e a certeza de um serviço bem-feito, enquanto a habilidade do
peixeiro em acolher seus clientes e falar sobre o produto que vende é o que
faltava para conquistar de vez o consumidor”, explica Flavia.
Um grande mito em relação ao pescado e às peixarias
é o de que eles têm um odor forte e desagradável. Mas segundo Flavia Nunes, o
pescado fresco possui um cheiro suave e praticamente imperceptível. “Se há
cheiro ruim é porque há pescado em deterioração no ambiente. Em uma peixaria onde
a higiene não é boa, os restos entram em deterioração e começam a cheirar mal,
enquanto uma peixaria que se preocupa com a higiene, não tem cheiro”, relata.
A boa conservação também é parte crucial para o bom
funcionamento de uma peixaria, gerando a confiança necessária para os clientes
voltarem ao estabelecimento. “O pescado é, dentre os alimentos de origem
animal, o mais sensível às alterações de qualidade. A vida útil dele é
determinada pelas reações naturais que ocorrem em sua carne após a morte e pelo
número de microrganismos presentes devido ao seu manuseio. Boas práticas de
manipulação desde a captura até a estocagem vão determinar a sua durabilidade
como alimento saudável”, detalha Flavia.
Sobre prevenção de perdas, a especialista alerta
que é importante manter todos os funcionários conscientes sobre os processos
higiênicos, tornando isso uma rotina no estabelecimento. “Deve-se verificar a
limpeza do balcão de trabalho e tratamento dos peixes, prezando para que não
haja contaminação cruzada entre produtos de origem diferentes, nem líquidos e
restos de trabalhos anteriores contaminando cortes recentes. Assim como a mesa
de trabalho, a faca de corte, a serra, o fuzil e os demais equipamentos da
peixaria devem ser lavados e limpos completamente antes de iniciarem o trabalho
em uma carne de espécie diferente da anterior. Armazene corretamente cada tipo
de pescado, levando em conta a temperatura e todos os aspectos necessários para
uma conservação ideal”, ensina.
Ainda nesse ponto, a consultora descreve que é
necessário manter esse tipo de produto sempre envolto em gelo, pois é a maneira
mais eficiente de preservar o frescor dos pescados. “Mantê-los em temperatura
baixa e com gelo evita que eles ressequem, percam água e peso. É de extrema
importância que o frio seja mantido em todas as etapas da cadeia de transporte,
já que altas temperaturas facilitam a reprodução de microrganismos e aceleram
as reações naturais de deterioração do pescado. O ideal é colocar 1,5kg de gelo
para cada quilo de pescado, sendo que a primeira e a última camada serão sempre
de gelo, com o pescado entre elas. O gelo deve envolver todo o pescado: por
baixo, por cima e pelos lados”, finaliza.
Flávia Nunes - consultora de varejo com expressivas
passagens por grandes empresas do segmento supermercadista. Possui mais de 17
anos de carreira construída de maneira sólida no varejo. Atualmente, está à
frente de grandes projetos como Consultora de Varejo na empresa Complement
Consultoria & Marketing. Ela faz parte de um time de excelentes
profissionais e é a responsável pelos setores de Prevenção de Perdas, Gestão e
Processos, onde atua com alta capacidade de realização e alcance de bons
resultados. É especialista em gestão, desenvolvimento, implantação e
implementação de Projetos de Prevenção de Perdas, Gestão, Inventários,
Operações e garantia de qualidade nos processos em toda a cadeia do varejo.
Desenvolveu manuais nas empresas que atuou, obteve redução e controle das
perdas e implantou processos que tornaram a operação mais eficiente em diversos
setores que, até hoje, permanecem como referência de execução e modelo de
trabalho. Como estudiosa do Varejo e Prevenção de Perdas, participa de diversos
cursos nas áreas de Prevenção de Perdas, Gestão, Finanças e como última formação
MBA – Varejo Físico e On-line – USP/ESALQ.
Complement Consultoria & Marketing
instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.
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