Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Com 25 anos de história, o A CASA – Museu do Objeto Brasileiro abre as portas no próximo sábado, 22 de janeiro, para abrigar a primeira mostra de 2022: “Um olhar sobre o acervo – rendas e bordados”.

“Bordados são muito difundidos no Brasil. Já as rendas estão em locais mais específicos, como a irlandesa de Divina Pastora, em Sergipe, a filé e a labirinto, no Ceará, e a de bilro de Morros de Mariana, no Piauí”, afirma Renata Mellão, fundadora do museu. “Todas elas, porém, revelam ao público as riquezas de um pujante Brasil, o Brasil que amamos!”.

A seleção das peças e a montagem da exposição foram realizadas pelo designer de interiores Julio Rosa e pela jornalista Zizi Carderari. “Escolher esses bordados representou uma viagem fantástica pelo país”, afirma a curadora.

Além das técnicas tradicionais, há trabalhos contemporâneos, como os assinados por estilistas em parceria com associações de artesãs. “São cinco vestidos que vieram da exposição ‘Renda-se’ (2015), com curadoria de Dudu Bertolini”, diz Renata. Lino Villaventura, Adriana Barra, Amapô, André Lima e o próprio Bertolini confeccionaram os modelos que estarão expostos. 

Haverá também, no espaço, a imponente escultura de bambu, criada pelo engenheiro Dom Fernandes, da Bronkz Bambu, remetendo a uma árvore. A peça, com 5,90 m de altura, foi inspirada na obra do arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia e exibida pela primeira vez na CasaCor São Paulo 2021, no ambiente de Kalil Ferre Paisagismo. Na versão idealizada para o museu, ela ganhou um banco que circunda a estrutura. 

A mostra contará ainda com trilha sonora do percussionista e compositor Caíto Marcondes e um audiovisual gravado por Dudu Bertolini, contando sua experiência em promover os vestidos com as associações de artesãs, e por João Braga, que relata a história da renda. Quem visitar a exposição terá ainda a oportunidade de conhecer a loja do museu, que foi renovada e oferece produtos artesanais de diferentes materiais e regiões brasileiras. Imperdível!


Serviço

Exposição: Um olhar sobre o acervo: rendas e bordados

Abertura: 22 de janeiro de 2022, sábado, das 11h às 19h

Período de exposição: 23 de janeiro a 20 de março de 2022

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h30 – Entrada Gratuita

Onde: Avenida Pedroso de Morais, 1216 | Pinheiros | São Paulo

Informações: (11) 3814-9711 / 3097-8840

Imprensa: comunicacao@acasa.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados