A TMD Friction do Brasil é líder global em tecnologia de materiais de fricção, faz uma alerta sobre a utilização de maneira equivocada, por parte de alguns caminhoneiros, dos tambores de freio.
“A má utilização pode trincar a peça e despedaçá-la
em rodovias, transformando os cacos de ferro fundido em um objeto letal, por
ser altamente cortante e normalmente ao se desprenderem de um veículo de carga
em movimento, atingem o alvo em grande velocidade. Sem o tambor, tanto o
implemento como o caminhão perdem totalmente a capacidade da frenagem da roda
afetada, comprometendo a capacidade total de frenagem do veículo, uma vez que,
ao contrário dos automóveis, os caminhões utilizam na grande maioria à tambor,
deixando os freios à disco para alguns modelos de menor porte ou opcional em
alguns modelos pesado/extra pesado, como cavalos mecânicos que posteriormente
serão acoplados à implementos (carretas) com freios à tambores”, alerta Everton
Rogenski, consultor da Cobreq.
O tambor normalmente sofre desgaste durante o uso
dos freios e reduz a espessura da peça até ela entrar em colapso e se
estilhaçar. “Para estender a vida do material feito de ferro fundido, uma parte
dos caminhoneiros acaba levando o tambor ao uso extremo, ou seja, ultrapassando
o diâmetro máximo recomendado pelos fabricantes. Mas o que ocorre na verdade é
a redução da ‘parede’ e consequentemente da resistência mecânica”, reforça
Rogenski.
Outra prática comum é a substituição de um
componente original, conhecido como roletes, por outros com a maiores
diâmetros, estes são responsáveis por empurrar as lonas contra a superfície
interna do tambor.
Estas ações aparentemente prolongam a vida útil dos
tambores, porém existe uma perda de eficiência de frenagem, uma vez que paredes
de tambores finas, tendem a deformar-se com maior facilidade, quando submetidas
a altas temperatura, fato comum durante a utilização dos freios em veículos de
carga.
Veja outras dicas do especialista da Cobreq para os
freios de veículos de cargas:
- Não é recomendado instalar lonas ou sapatas novas
em tambores irregulares. A retífica só é permitida se ela estiver dentro do
limite indicado no próprio item.
- Não esqueça de fazer a inspeção das catracas,
sejam elas manuais ou automáticas, este item garante a distribuição de frenagem
entre as rodas.
- Quando parar o veículo, após uma situação de
emergência, onde os freios atingiram altas temperatura, recomenda-se aguardar
alguns minutos para redução da temperatura antes de acionar o freio
estacionário, lembrando que é importante permanecer junto ao veículo para
evitar a movimentação involuntária do mesmo. Pois ao esfriar, o tambor se
contrai e, ao encontrar a resistência oferecida pelo conjunto, pode sofrer
alterações de geometria ou até mesmo rachar. Também jamais faça o resfriamento
forçado.
- Não lave as rodas com jato de água enquanto o
tambor estiver superaquecido. O choque térmico provocado pela diferença de
temperatura dos elementos pode causar o aparecimento de fissuras e trincas.
- Vale lembrar que frear bem não é arrastar as
rodas ou pisar com força no pedal. Antes de tudo deve-se evitar que as rodas
arrastem nas freadas mais fortes. Para evitar o arraste de rodas, procure rodar
com o limite certo de carga.
Cobreq
TMD Friction
Nenhum comentário:
Postar um comentário