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quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Valorizar o colaborador impacta diretamente na produtividade


Manter os colaboradores engajados e motivados é um dos principais desafios enfrentados pelos gestores das empresas na atualidade. Essa busca incessante por manter os profissionais motivados tem explicação. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia aponta que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais, quando tem o desempenho comparado ao de outros profissionais. Além disso, colaboradores com alto nível de satisfação são mais cooperativos e estão sempre dispostos a ajudar os demais. 

 

O fato é que ter colaboradores pouco produtivos afeta diretamente os negócios da empresa e, claro, as consequências são negativas para os resultados da companhia. De acordo com um estudo feito pela entidade americana The Conference Board, o Brasil ocupa a 75ª colocação no ranking mundial de desempenho da produtividade. Se forem considerados apenas os países da América Latina, nosso país fica na 15ª posição. A pesquisa mostra, ainda, que a produtividade dos brasileiros corresponde a 25% dos norte-americanos. 

 

Alguns fatores contribuem para que o funcionário se sinta desmotivado. Uma comunicação falha por parte dos líderes, por exemplo, pode gerar um sentimento de distanciamento e de não reconhecimento no time. A falta de incentivos também está diretamente relacionada à desmotivação e em boa parte das vezes isso pode ser resolvido sem o envolvimento de recompensa em dinheiro. Organizar uma pequena comemoração em conjunto, quando determinadas metas forem alcançadas, pode ser uma forma de incentivar. Agradecer pessoalmente a um colaborador por um trabalho bem-feito é outra prática bastante motivadora. Oferecer benefícios flexíveis, por exemplo, também aumenta a atração e retenção de talentos, além de dar maior efetividade ao investimento da empresa, já que muitos benefícios padrão têm custos altos e não são valorizados pelos funcionários. Outra maneira interessante de manter o colaborador motivado é oferecer treinamentos aos profissionais. Ao mesmo tempo em que a empresa aumenta o nível técnico da equipe, ainda conquista outro importante resultado, que envolve a retenção de talentos. 

 

Outro caminho interessante é disponibilizar recursos para aliviar o estresse. Uma maneira de auxiliar o colaborador é oferecer um espaço de descontração, onde as equipes possam fazer uma pausa, relaxar e colocar os pensamentos em ordem. Algumas empresas têm ido além e passaram a oferecer sessões com psicólogos, na própria companhia ou remotamente, para auxiliar na melhoria da saúde mental dos colaboradores. Se levarmos em conta que, desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade na comparação com o restante do mundo, faz muito sentido elevar a preocupação com esse aspecto especialmente depois de enfrentarmos uma pandemia, que deixou consequências no bem-estar mental das pessoas. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2020, 80% dos brasileiros entrevistados reportaram sintomas moderados a graves de ansiedade e 68% de depressão. Em média, nos outros países, o índice é de 30%. 

 

Independente do porte ou do segmento de atuação da companhia, valorizar os colaboradores, mantê-los motivados e produtivos são tarefas que devem envolver todas as lideranças da empresa e não apenas a área de RH. Não há nada mais importante do que elevar a experiência do colaborador e estabelecer uma relação ganha entre ele e a empresa. Essa é a premissa principal do Employee Experience Plus, metodologia que se propõe a transformar custo com pessoas em valor para a organização. Sua empresa já pratica essas ações? 

 



José Carlos Figueira - diretor da Energy People, consultoria estratégica e operacional de RH – www.energygroup.com.br  


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