Pesquisar no Blog

sábado, 18 de setembro de 2021

A importância do Brincar

 

Amarelinha
DIVULGAÇÃO

Chicco lança manifesto especial e aposta no mote "Brincar cria um mundo Melhor"


Há mais razões para brincar do que “apenas” a diversão. Especialmente nos primeiros meses, até a formação da primeira infância, os estímulos gerados pelo brincar são essenciais e podem trazer benefícios duradouros.

“O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. É brincando que a criança aprende, testa e cria. É na brincadeira que ela descobre e experimenta o mundo. Com os brinquedos podemos estimular as habilidades cognitivas como memória, foco atencional, aprendizagem, ampliar o repertório e o vocabulário” afirma Raquel Luzardo, fonoaudióloga especialista em linguagem e desenvolvimento infantil.

Durante a primeira infância, o cérebro da criança é um infinito de possibilidades. Os estímulos do brincar para bebês e crianças são diversos e envolvem os aspectos sensoriais, como: tato, olfato, visão, paladar e audição.  “Percebemos o quanto a memória afetiva com os brinquedos permitem que os laços criados na infância se mantém ao longo da vida. Oferecer estímulos para o desenvolvimento nesse período é estimular a formação de sinapses que se tornarão para sempre a base para aprendizados em todos os aspectos da vida, completa Roberta Bento, psicopedagoga e fundadora da SOS Educação.

As brincadeiras que geram um desenvolvimento mais amplo contemplam estímulos para facilitar a criatividade, coordenação motora e relacionamentos sociais. Brincar com os adultos responsáveis traz sentimento de segurança e ajuda na formação de vínculos profundos que se estenderão ao longo da vida. O processo formal de aprendizagem, no período escolar, será mais suave quanto mais estímulos para brincadeiras e conexões sociais a criança tiver desde bebê.


Brincar como sinônimo de infância feliz

Para gerar conexão, a brincadeira tem que ser prazerosa para todos os brincantes. Muitos pais se questionam, principalmente no quesito tema – não gosto de sentar para brincar, não uso videogame, não tenho paciência para essa pausa, entre outras eventuais dúvidas do processo. O mais importante, sem dúvida, é estreitar os laços que unem crianças e seus cuidadores de forma genuína. “Os pais podem ensinar a sua brincadeira preferida de infância para os seus filhos e proporcionar momentos lúdicos e afetivos”, afirma Roberta Bento.

Os vínculos desenvolvidos durante os cuidados e brincadeiras com bebês se mantêm pelas interações em uma rotina previsível e segura, desde que oferecida em ambiente onde predomina o amor, respeito e o cuidado. Enquanto brincam, os bebês e as crianças fazem descobertas sobre o próprio corpo, ganham segurança para explorar o mundo, estreitam vínculos com os responsáveis e cuidadores.  Em cada fase do desenvolvimento da criança é importante oferecer estímulos diferenciados, que favoreçam a interação social, independência e o desenvolvimento de habilidades para a vida.

 

Quais fatores contribuem para o desenvolvimento saudável no bebê

Segundo a psicopedagoga Roberta Beto, da SOS Educação, ter as necessidades básicas, como alimentação e higiene atendidas é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Mas isso não basta para que esse desenvolvimento seja pleno, considerando aspectos cognitivos e emocionais também. “Todas as pesquisas recentes da neurociência mostram que os primeiros meses de vida de um bebê impactam de forma contundente a forma como ele vai aprender, criar vínculos e relacionamentos saudáveis, enfrentar desafios e realizar-se ao longo da vida”, completa a especialista.

 

CONHEÇA OS APOSTAS DA  CHICCO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Brincar é coisa séria para a Chicco. Há mais de 60 anos em busca e constante aperfeiçoamento, a Chicco se consolida com brinquedos que estimulam o desenvolvimento de crianças e bebês. Confira:


CASA DOS BICHOS – o 2 em 1 mais divertido para crianças – estimula coordenação, criatividade, reconhecimento de cores e associação. Entre nessa brincadeira.


RODA RODA EDUCATIVA - jogo educativo que ajuda a criança em sua primeira aproximação ao alfabeto e as primeiras palavras em português e inglês. Três modos de jogo diferentes com diferentes níveis de aprendizagem, com Alfabeto -  a criança aprende como as letras são pronunciadas; Animal - a criança aprende os nomes dos animais a partir de cada letra do alfabeto; e Teste – estimula a audição e raciocínio com escuta das perguntas e busca da letra correta ou o animal correto. Inspirado no Montessori, Roda Roda Educativa tem 26 letras removíveis de plástico 3D, para estimular o toque e se tornar um divertido jogo de articulações.


AMARELINHA ELETRONICA -  quem não ama a brincadeira mais tradicional da infância? Chame a família e amigos, afaste tudo da sala, e comece já! A criança pula a amarelinha ouvindo sons divertidos a cada nova casa. Um show em desenvolvimento da precisão e coordenação repleto de alegria.


FUNKY, O PIANO ORQUESTRA – é muito mais que o primeiro piano – uma orquestra inteira, com toda diversão. São sete instrumentos musicais unidos em um só, com mais de 20 sons diferentes, em cinco gêneros musicais. O início da música na vida dos pequenos, e a criação de memórias inesquecíveis.


NOVA FAZENDINHA BILINGUE

Fazendinha educativa bilíngue com três modos de jogos e três níveis de dificuldade. O brinquedo ensina sobre os animais da fazenda, os sons que eles emitem, as cores, os números e músicas, tanto em inglês, como em português.


LIVRO DA FAZENDA -  O livro da fazenda bilíngue da Chicco é educativo e possui sons em nove páginas ilustradas. Ao pressionar os botões, a criança escuta curiosidade sobre o animal apresentado naquela página em Português e em Inglês.  Animais da Fazenda, onde moram, o que comem, seus filhotes. São mais de 300 palavras, sons e músicas.


DINO EQUILIBRISTA – perfeito para trabalhar equilíbrio e coordenação. Os pequenos são desafiados a encontrar o equilíbrio usando seis cilindros, somado ao encaixe de mais três formas. Estimula atividades cognitivas e manuais com aprendizado de formas e tamanhos


ADVINHE OS ANIMAIS – em um quebra cabeça de encaixar, com sons e melodias divertidas dos animais, a criança é estimulada a encontrar a peça correta de encaixar


LINHA TURBO BALL – é um carro, ou uma bola? Os dois! A linha turbo ball estimula a brincadeira com ação e movimento. Três modelos de carrinho – coupé, corrida e caminhão, com expressões fofas e muita ativação: empurre, puxe e gire, desenvolvendo todas as habilidades infantis.


 

Chicco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados