Pesquisar no Blog

sábado, 18 de setembro de 2021

5 Benefícios que uma boa oratória pode trazer para sua vida

Vida pessoal e profissional pode ser impactada positivamente por meio de uma boa comunicação


A comunicação é um dos grandes pilares da evolução humana. E certamente tem um papel crucial no desenvolvimento da civilização e sociedade como conhecemos hoje. Se pensarmos um pouco mais profundamente, e fora da caixa, podemos notar que uma boa oratória pode fazer muito mais por nós do que imaginamos a princípio.

Por isso, listamos aqui alguns benefícios que um aprendizado como este pode oferecer a você, e a qualquer pessoa que tenha interesse em se aperfeiçoar como pessoa e também no ramo profissional.


Os benefícios de um curso de oratória


Autoconhecimento e autoconfiança:
Quando você se prepara para realizar uma apresentação ou para falar em público, você precisa se conhecer. Entender como funciona o seu mecanismo para formar ideias e transmiti-las com eficácia.

Um curso de oratória te ensina a trabalhar com as suas próprias capacidades. Leva você até a superar as suas limitações, que você achava que tinha. O autoconhecimento, portanto, leva a autoconfiança. De forma que você expresse suas ideias com clareza e assertividade.


Domínio do seu corpo e da sua mente:
A autoconfiança permite que você tenha pleno domínio de suas habilidades mentais. E de como você vai organizar e transmitir as ideias que quer. Isso, porém, também é repassado para o seu corpo. A sua expressão corporal.

Quando você domina não só a mente, mas também o seu corpo, é possível passar mensagens com mais clareza, e assim mais pessoas vão entender o que você quer dizer. O que gera credibilidade. Algo crucial para ter um excelente desempenho em diversos momentos da vida. Desde apresentações até em relações interpessoais.


O controle de seus sentimentos e emoções: Grande parte das pessoas tem medo de falar em público. Isso é completamente normal. A ideia de treinar a oratória, portanto, não é perder totalmente este medo, mas sim trabalhar para que seja controlado.

Uma vez que você controla o que pode te paralisar, é possível finalmente quebrar obstáculos e perceber que tudo aquilo não era o bicho de sete cabeças que você achava. Com aprendizado, treino e prática, o nervosismo vai ficando de lado. E apesar de sempre existir, o que é completamente comum na existência humana, ele passa para o segundo plano.



Transmitir mensagens com o impacto que elas devem ter: Apresentações, trabalhos acadêmicos, discursos de gestão e liderança e muitas outras situações da vida exigem que a mensagem seja transmitida e absorvida da melhor maneira possível.

Para isso, é necessário que você gere um impacto com cada mensagem que você queira emitir. Um curso de oratória pode oferecer para você o conhecimento necessário para desenvolver o que você precisa para gerenciar e medir cada tipo de impacto para cada mensagem. E claro, oferecer confiança e credibilidade na hora de repassar a mensagem.

Ascensão profissional (e também pessoal): Levando em conta todos os pontos citados anteriormente, é inegável que o resultado de um aprendizado como este resulte no seu crescimento profissional e pessoal.

Ter domínio das suas emoções, medos, expressão corporal e saber como transmitir as mensagens da forma correta fazem com que a sua comunicação seja um fator determinante para melhorar suas relações. Seja no ambiente da sua empresa, escola, em trabalhos ou até mesmo em casa, com a família ou amigos.

 

 Vox2You - maior rede de escolas de oratória da América Latina, oferece cursos tanto de forma online quanto presencial, em suas mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados